Listagem de Questões Concurso SF
O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):
variedade de interpretações que ela é capaz de suscitar.
definição, contraste e saturação de suas cores.
valor informativo e sua adequação à linha editorial da publicação.
celebridade de seu autor e dimensão estética enquanto obra de arte.
irrelevância do fato retratado com exclusividade.
A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:
assumir o papel de porta-voz da instituição, evitando o contato direto entre repórteres e executivos da empresa.
acompanhar o desenvolvimento da pauta, verificando o texto da matéria antes de autorizar a sua publicação.
fornecer apenas informações favoráveis à empresa por meio de releases, distraindo a atenção dos repórteres do foco da crise.
planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.
entrar em contato com os editores dos veículos, oferecendo inserções publicitárias para evitar a publicação de notícias desfavoráveis à empresa.
Para as publicações institucionais impressas, defende-se o uso da reportagem como principal gênero jornalístico, devido ao(à):
durabilidade, pois é construída de modo a aprofundar uma situação ou fato, possibilitando sua leitura muito depois de publicada sem ficar desatualizada.
profundidade, pois devido ao espaço ocupado, anula a necessidade de editoriais e de noticiário interno.
parcialidade, pois apresenta de maneira isenta a visão institucional acerca de um fato ou situação.
tamanho do texto, pois ocupa pouco espaço nas páginas, o que representa economia no tempo e nos custos de produção.
facilidade de produção, podendo basear-se unicamente em pesquisas documentais e contatos telefônicos ou por email.
Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:
jornalística.
mercadológica.
interna.
administrativa.
externa.
Em boa parte das organizações, a informação flui internamente tanto por redes formais quanto informais de comunicação.
Pode-se afirmar que, numa empresa, pertence à rede informal de comunicação:
o clipping.
o canal interno de televisão.
a “rádio-peão”.
o release.
a intranet.
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