Listagem de Questões Concurso SF
Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.
Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:
interessa prioritariamente ao público externo, pois traz informações sigilosas sobre o cotidiano da empresa.
prioriza o discurso laudatório na medida em que é uma concessão paga pela direção da empresa.
pauta-se pelo interesse dos empregados, conscientizandoos no sentido de exigir responsabilidade social da empresa e participação nos lucros.
reflete a cultura da empresa, tendo identidade visual, texto e gêneros jornalísticos adequados ao perfil dos leitores.
destina-se aos veículos de comunicação, fornecendo balanço financeiro e relatórios de produção redigidos sob forma de release.
O release é um instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação no sentido de estabelecer contato entre a empresa e a mídia, projetando uma imagem positiva da corporação. Nesse sentido, ele deve ser redigido em estilo:
predominantemente promocional, demonstrando as vantagens do cliente frente à concorrência.
enfaticamente publicitário, destacando o diferencial competitivo do produto.
prioritariamente acadêmico, comprovando a superioridade da empresa em termos de mercado.
estruturalmente jornalístico, possibilitando o contato com os repórteres para aprofundamento da informação.
fundamentalmente coloquial, estimulando sua publicação na íntegra como matéria paga.
Para viabilizar a comunicação com os mais diversos públicos, as organizações usam meios orais, escritos, pictográficos, escritopictográficos, simbólicos, audiovisuais e telemáticos. Entre os exemplos de meios pictográficos usados na comunicação, encontram-se:
os telejornais.
os house organs.
as fotografias.
a intranet.
os gráficos.
Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:
criatividade no texto, que, a despeito da informação, chame a atenção dos editores e garanta espaço noticioso na mídia.
um autor responsável, claramente expresso, bem como as fontes de informação, com nome e função ou cargo na instituição.
cerca de 10 páginas de informação diversificada para que, em face à redução do número de jornalistas nas redações, elimine a possibilidade de apuração direta.
poucas fontes de informação e usar preferencialmente o discurso direto, a fim de eliminar o trabalho do jornalista em entrevistar diretamente a fonte.
títulos e entretítulos com pelos menos 15 palavras centralizadas e em itálico, a fim de chamar a atenção do jornalista.
Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:
a informação sigilosa obtida pelo repórter de TV.
a chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal.
o texto falado que cobre as imagens editadas de um VT.
a informação dada no vídeo por um entrevistado que tem sua imagem e voz descaracterizadas por efeitos de computador.
o momento em que o repórter aparece no vídeo no corpo da matéria.
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