Questões Concurso SES/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES/SC

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. A ________ representa, em termos de magnitude, o principal problema ________ do Brasil. As estratégias do Ministério da Saúde para o controle e a prevenção ________ estão em três principais linhas de ação: a orientação nutricional na rede de saúde, a universalização da _________ ao grupo ________ e a _________.

Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta brasileira têm hipertensão arterial. A adoção de uma dieta saudável ajuda a prevenir e a controlar a doença. Sobre hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.

I - O elevado consumo de sal de cozinha está associado com o aumento da pressão arterial devido ao seu elevado conteúdo de sódio. Embora a necessidade humana de sódio seja de 300-500mg/dia, a maioria da população consome níveis superiores ao recomendado.

II - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal/dia como estratégia para reduzir as doenças cardiovasculares associadas à hipertensão.

III - A pressão arterial aumenta progressivamente com o consumo de álcool, especialmente quando excede duas doses diárias. A associação encontrada é independente de idade, índice de massa corporal e consumo de sal.

IV - A qualidade e a quantidade das gorduras consumidas têm relação direta com os lipídios plasmáticos, influenciando de forma determinante os níveis pressóricos.

V - A dieta Dash (The Dietary Approches to Stop Hypertension) tem produzido evidências consistentes de que dietas ricas em produtos lácteos com baixo teor de gordura e presença de frutas e verduras têm efeito significativo na diminuição dos níveis pressóricos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Identifique o que for CORRETO para evitar a contaminação cruzada na produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição.

#Questão 224333 - Medicina, Radiologia, UFSC, 2012, SES/SC, Médico Especialista em Radiologia

Com relação ao aneurisma da aorta, assinale a alternativa INCORRETA.

A avaliação do estado nutricional apresenta especificidades nos diferentes ciclos de vida. O envelhecimento é um processo lento e gradual, variando muito entre os indivíduos, com uma série de alterações físicas, metabólicas e psicológicas. Em relação ao idoso, leia as afirmativas abaixo.

 I. A mucosa intestinal perde a elasticidade e diminuem os movimentos de contração e motilidade, causando, consequentemente, constipação e prejuízo na absorção de nutrientes.

II. A hipercloridria estomacal, comum nesse ciclo da vida, aumenta as ocorrências de infecções bacterianas da mucosa, comprometendo os processos digestivos, especialmente a absorção da vitamina B12, tiamina e ferro.

III. A Miniavaliação Nutricional (MAN) tem sido bastante recomendada. Apresenta questões sobre hábitos de vida, uso de medicamentos, valores antropométricos e autoavaliação. A partir desses dados, atribui-se um escore que classifica o risco nutricional. Quando o escore de triagem apresentar 12 pontos ou mais, considera-se que não existe risco, sendo desnecessário prosseguir a avaliação.

IV. A perda acelerada de massa muscular pode resultar em alteração na estrutura e na composição do músculo esquelético, com infiltração de gordura e tecido conectivo na massa muscular. Esta substituição da massa proteica por gordura no músculo pode ocultar mudanças em determinadas medidas antropométricas. Apesar desse fato, existe consenso de que a circunferência da panturrilha menor que 31 cm é fator de risco para o idoso.

V. A classificação dos valores de IMC dos idosos proposta pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde estabelece os seguintes pontos de corte: menor que 22 para baixo peso, entre 22 e 28 para eutrofia e acima de 28 para sobrepeso.

 Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis