Questões Concurso SES/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES/SC

#Questão 362979 - Enfermagem, Imunização, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Enfermagem

Assinale a alternativa CORRETA. Segundo o calendário de vacinação infantil, a vacina tríplice viral protege contra:

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Como se chama o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento mas os esporos não são necessariamente destruídos?

O cuidado de enfermagem ao paciente com tratamento quimioterápico exige a identificação dos efeitos colaterais, para a determinação dos cuidados a serem prestados, pois a administração de quimioterapia tem a finalidade de destruir as células cancerígenas. Entretanto, seu efeito no organismo traz efeitos adversos e nocivos a curto, médio e longo prazo. Em relação à quimioterapia e seus efeitos colaterais, analise as afirmativas abaixo.

I. A presença de urticária e a hiperpigmentação em alguns casos está relacionada à alta taxa de renovação celular causada pela quimioterapia a nível sistêmico.

II. A alopecia é uma toxicidade dermatológica da quimioterapia em nível sistêmico. Inicia-se, geralmente, 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

III. A administração de quimioterapia via intravenosa é a mais comum, com absorção mais rápida e alcance de níveis séricos precisos. Requer técnica asséptica e rodízio da área de aplicação da punção periférica, com avaliação frequente e criteriosa do acesso venoso na administração de antineoplásicos irritantes e vesicantes para evitar flebite.

IV. Náuseas, vômitos, flebite e fadiga são alguns sintomas imediatos da quimioterapia.

V. A anemia é o sintoma mais frequente no paciente oncológico, que pode ser consequência do tratamento ou da própria doença, principalmente em pacientes com doença avançada.

Assinale a alternativa CORRETA.

O paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) está sujeito a múltiplas complicações e o tratamento focaliza o início imediato da reabilitação para quaisquer déficits. Os cuidados de enfermagem direcionados a um paciente idoso com AVC incluem:

 I. observar o nível de consciência e a presença de hemiparesia para avaliar a evolução do quadro clínico.

II. realizar um esquema regular de mudança de posição para minimizar a pressão e evitar ruptura cutânea.

III. encorajar a diminuição da ingesta hídrica para evitar incontinência urinária.

IV. medir frequentemente a pressão arterial para controlar a hipotensão.

V. realizar higiene oral para evitar acúmulo de alimentos na boca.

VI. observar regurgitação de alimentos ou líquidos em decorrência do comprometimento da boca, língua, palato, laringe e faringe.

Assinale a alternativa CORRETA.

Durante a circulação extracorpórea, podem ocorrer alterações importantes do delicado equilíbrio entre ácidos e bases, capazes de produzir sérios transtornos da função celular e determinar complicações tais como:

I. A retenção de O2 nos oxigenadores de membranas, pode ocorrer pela administração de gás rico em oxigênio (FiO2 – Fração Inspirada de Oxigênio elevada) porém com fluxo baixo.

 II. A retenção de CO2, com produção de acidose respiratória, durante a perfusão, pode ocorrer por alterações do mecanismo dispersor de oxigênio na câmara de oxigenação dos oxigenadores de bolhas, geralmente por defeitos de fabricação ou controle.

III. A acidose respiratória durante a perfusão deve ser tratada pelo aumento da oferta de oxigênio ao oxigenador de bolhas ou pelo aumento da oferta de gás ao oxigenador de membranas, sob controle rigoroso da gasometria arterial.

IV. A alcalose respiratória, apesar de ser extremamente rara, principalmente quando os fluxômetros de gás usados não são precisos e apenas permitem ajustes de fluxo de 1 em 1 litro, pode produzir vasoconstrição, que se manifesta com maior intensidade nos vasos cerebrais e, nessas circunstâncias, a hiperventilação é a regra.

V. A acidose metabólica é um distúrbio bastante frequente, durante a circulação extracorpórea, e a causa mais comum deste distúrbio é uma deficiente oxigenação dos tecidos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis