Questões Concurso SES/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES/SC

Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) no Brasil, o Ministério da Saúde vem implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, através do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade. Em relação ao DM, analise as afirmativas abaixo.

I. O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.

II. O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.

III. O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses.

IV. As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física.

V. A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.

VI. O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte.

Assinale a alternativa CORRETA.

Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.

( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.

( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.

( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.

( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.

( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#Questão 361831 - Enfermagem, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Enfermagem

Correlacione as colunas abaixo sobre o sistema gastrointestinal.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

No ambiente hospitalar, a enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos prescritos pelo médico aos pacientes, portanto, deve conhecer e estar atenta às reações adversas que podem ocorrer. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, no que diz respeito às reações adversas dos medicamentos anti-hipertensivos.

´

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Sobre a cirrose hepática, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) É um distúrbio crônico marcado pela obstrução difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas.

( ) Dentre os tipos de cirrose hepática temos a cirrose pós-nefrótica, causada pelo comprometimento hepático a partir da insuficiência cardíaca esquerda.

( ) A cirrose caracteriza-se por lesão crônica irreversível do fígado, fibrose extensa e crescimento nodular.

( ) Independentemente do tipo de cirrose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais como: anorexia, indigestão, náusea e vômitos, constipação e diarreia, e dor abdominal difusa.

( ) Prurido intenso, ressecamento extremo da pele, turgor tissular deficiente e pigmentação anormal da pele estão presentes apenas na cirrose hepática causada por desnutrição e ingestão crônica de álcool.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis