Questões Concurso SES-RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RS

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) é elaborado com base em mais de 80 indicadores e monitora o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades. Nesse contexto, considere as seguintes sentenças:

I - O aumento no IDHM associado ao crescimento da atividade agrícola está correlacionado positivamente com a queda no IDSC no mesmo município, o que provavelmente acontece devido à expansão agrícola sobre biomas nativos e captação de mananciais para culturas de larga escala.
II - Qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar e qualidade do solo (notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos) são objetos da vigilância em saúde ambiental que permitem o monitoramento do impacto de ações de promoção de desenvolvimento econômico sobre elementos do ambiente diretamente associados à saúde humana.
III- O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade. Dessa maneira, a promoção do IDHM e do IDSC pode se dar harmoniosamente.

Quais estão corretas?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras” (OMS, 1993). Exemplos de doenças ou problemas de saúde que podem ter a sua frequência aumentada em uma população à proporção que medidas visando à Saúde Ambiental são negligenciadas incluem

Preencha as lacunas da segunda coluna de acordo com a primeira, associando corretamente as atividades de vigilância em saúde.

(1) Levantamento e registro dos domicílios existentes em áreas de ocorrência do Triatoma infestans.
(2) Monitoramento de indicadores fundamentais de saúde através da ocorrência de sintomas (tosse, sibilância, dispneia), bem como dos agravos (bronquite, asma).
(3) Identificação e avaliação de toxicidade e persistência ambiental de produto exógeno.
(4) Registro de ocorrência de sintomas precoces de leptospirose, gastroenterites e hepatite A.

( ) Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos.
( ) Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos.
( ) Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres.
( ) Vigilância entomológica associada ao controle de vetores de doenças. 

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

A atuação no monitoramento das cepas dos vírus influenza circulantes no RS e a avaliação do impacto da vacinação contra a doença são exemplos de ________, enquanto orientações para escolas e creches proverem dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos e estimularem os alunos a higienizá-las após contato com secreções respiratórias são exemplos de ________________. Por outro lado, a publicação de instruções para o uso e tratamento com oseltamivir constitui-se em uma orientação de ______________, visando ao ____________.

A sequência que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto é

A Matriz de Indicadores de Saúde Ambiental (Matriz de Corvalán) permite identificar a rede de causalidade envolvida nos problemas de saúde ambiental e propor ações e indicadores para monitoramento e avaliação. Compõem a Matriz de Corvalán cinco categorias de análise: força motriz, pressão, situação ou estado, exposição e efeito. Considere as seguintes funções.

I - Mapear fluxos e intercâmbios entre questões macro das políticas públicas, dos sistemas de produção e repercussões para o ambiente e para a saúde das pessoas.
II - Identificar problemas de saúde ambiental a partir da rede de causalidade em determinado território.
III- Definir indicadores de saúde ambiental.
IV - Definir ações de saneamento.
Como instrumento de análise da rede de causalidade, a Matriz de Corvalán permite quais dessas funções? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis