Questões Concurso SES-RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RS

Considerando a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada pela Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Uma das fragilidades reconhecidas da PNAB é a desconsideração da Atenção Básica no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), pois a RAS é um modelo de atenção proposto posteriormente à PNAB de 2017.
( ) A PNAB considera Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde como termos equivalentes.
( ) Prevê que a Atenção Básica será a coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede de saúde, sendo a sua principal porta de entrada.
( ) É de responsabilidade da esfera Estadual do Governo programar as ações da Atenção Básica a partir de sua base territorial, de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente.
( ) Inserir a Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços como estratégia prioritária de organização da Atenção Básica é de competência das Secretarias Municipais de Saúde.

A alternativa que dispõe corretamente a ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a afirmativa correta em relação ao que estabelece a NR-32, norma de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos.

Incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), a ______________ permitiu que se alterasse a gestão do setor, tornando-a mais democrática e ___________. É um processo dialético que envolve mudanças , estabelecendo um novo processo de articulação entre estado e sociedade, entre o poder público e a ____________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

São unidades de importância estratégica para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ao possibilitar o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão. Contribuem, assim, para a participação do cidadão na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde.

Assinale a alternativa cujo conceito corresponde à definição acima.

A análise crítica de artigos científicos vai ao encontro da Prática Baseada em Evidências em saúde. A rede EQUATOR tem sido amplamente consultada no que diz respeito aos guidelines para avaliação de critérios que agreguem rigor e qualidade metodológica de diversos tipos de estudos. O guideline recomendado para avaliação de estudos epidemiológicos observacionais como, por exemplo, os estudos transversais, é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis