Questões Concurso SES-RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RJ

Admite-se, geralmente, que os mecanismos biológicos que formam o princípio básico para os enxertos ósseos incluem três processos básicos, um deles é descrito assim: “Ocorre quando material de enxerto não vital serve como um arcabouço para o crescimento de células precursoras dos osteoblastos para o interior do defeito. Esse processo é usualmente seguido de uma reabsorção gradual do material do enxerto”. O processo básico descrito é: 

#Questão 934632 - Medicina, Hematologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

A transfusão sanguínea é uma forma de transplante na qual o sangue total ou as células sanguíneas de um ou mais indivíduos são transferidos intravenosamente para a circulação de outro indivíduo. Ela é realizada mais frequentemente para repor o sangue perdido por hemorragia ou para corrigir defeitos causados pela produção inadequada de células sanguíneas, que pode ocorrer em uma variedade de doenças. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A principal barreira para as transfusões sanguíneas bem-sucedidas é a resposta imune contra as moléculas da superfície celular que se diferem entre os indivíduos. Um dos sistemas de aloantígenos mais importante na transfusão sanguínea é o sistema ABO. ( ) Os indivíduos que não expressam um antígeno de grupo sanguíneo em particular produzem anticorpos IgM naturais contra esse antígeno. Se esses indivíduos recebem hemácias expressando aquele antígeno, os anticorpos preexistentes ligam-se às células transfundidas, ativam o complemento e provocam reações de transfusão, que podem ser fatais. ( ) A transfusão que desrespeite a barreira ABO pode desencadear uma reação hemolítica imediata, resultando tanto na lise intravascular das hemácias, provavelmente mediada pelo sistema do complemento, como na extensa fagocitose de eritrócitos revestidos por anticorpos e complemento pelos macrófagos do fígado e do baço. ( ) Reações hemolíticas tardias após uma transfusão podem resultar da incompatibilidade dos antígenos de grupos sanguíneos secundários. Isso resulta na perda progressiva das hemácias transfundidas, provocando anemia e icterícia, esta última uma consequência da sobrecarga do fígado com pigmentos derivados da hemoglobina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 938200 - Odontologia, Prótese, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Em relação às próteses sobre implantes na região anterior de maxila, a avaliação sistemática e abrangente das regiões edêntulas, incluindo a dentição natural ao redor, é de fundamental importância. Os parâmetros-chave incluem a dimensão mesiodistal do segmento edêntulo, a análise tridimensional da crista óssea alveolar subjacente, o estado dos dentes adjacentes e as relações entre os arcos, assim como parâmetros estéticos específicos. Na avaliação da região anterior edêntula limitada por dente, antes da terapia com implante, são aspectos a serem avaliados, EXCETO: 

#Questão 938201 - Odontologia, Radiologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Radiograficamente, a periodontite pode ser reconhecida por uma perda alveolar de moderada a avançada; a perda óssea pode ser definida como “horizontal” ou “angular”. Se a perda óssea progredir de uma maneira uniforme na dentição, a crista óssea remanescente apresentará um contorno radiográfico denominado perda óssea “horizontal”. Por outro lado, defeitos ósseos angulares são o resultado da perda óssea que se desenvolveu em diferentes níveis ao redor das superfícies dentárias, sendo esta definida como perda óssea “vertical” ou “angular”. Em um corte histológico, a doença periodontal é caracterizada pela presença de infiltrado de células inflamatórias dentro de uma zona de 1-2 mm de largura no tecido conjuntivo gengival adjacente ao biofilme na superfície do dente. Resultados de pesquisas têm demonstrado que as formas de doenças periodontais crônicas e agressivas de periodontite têm as seguintes características, EXCETO: 

#Questão 938202 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Acerca de como e onde os anestésicos locais alteram os processos de geração de transmissão de impulsos são questões discutidas na literatura. Conforme Malamed (2013), é possível que os anestésicos locais interfiram no processo de excitação da membrana nervosa por uma ou mais das seguintes maneiras, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis