Questões Concurso SES/CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES/CE

Uma criança de 6 anos de idade residente em Fortaleza vem à consulta na Unidade Básica com queixa de falta de energia para as atividades escolares e palidez há cerca de dois meses. Há 20 dias apresentou dois episódios de sangramento gengival, e desde então evolui com febre. Os achados do exame físico revelam linfadenomegalia cervical, hepatoesplenomegalia e dor à compressão óssea (esterno e tíbia).

Que hipótese diagnóstica é mais provável?

Paulinho, um adolescente de 13 anos de idade vem à consulta acompanhado de sua mãe, mas faz questão de falar sobre seus incômodos. Reclama que há cinco dias não está conseguindo calçar os sapatos ("eles estão pequenos para os seus pés"), tem dor de cabeça, seus olhos estão inchados e sua urina está com volume diminuído. Ao examiná-lo, você identifica ascite e pressão arterial de 130/ 90 mmHg. O exame de urina revela hematúria e cilindros hialinos; a melhor hipótese diagnóstica é:

Um médico de família é chamado para atender uma criança de 2 anos de idade, bem nutrida, com relato de febre alta há 48 horas, depois de ter apresentado, por alguns dias, tosse, coriza e diminuição do apetite. Ao examiná-la, o médico constata que a criança está afebril, com estado geral comprometido, aumento da freqüência respiratória, dispnéia, tiragem intercostal e estertores crepitantes na base do hemitórax direito.

Assinale a alternativa correta em relação à melhor hipótese diagnóstica e conduta:

Dona Otacília é uma mãe de 23 anos, está amamentando Rafael, uma criança de três meses de vida, exclusivamente. Ela está preocupada por que seu leite de peito está provocando diarréia em seu filho - o mesmo, apesar de estar "alegrinho", vem em fazendo cinco evacuações amolecidas, amareladas, sem odor, sem sangue, nas últimas 8 horas. Seu médico de família, após fazer anamnese e examinar a criança, constata que ela se encontra em excelente estado geral dela.

O que deveria ser orientado?

Serena tem 10 meses de idade e há 5 dias vem apresentando febre associada a tosse e dificuldade para respirar. Sua mãe refere que ela não consegue beber líquidos, mas nega convulsões e vômitos. Ao exame a freqüência respiratória é de 58ipm.

Qual a melhor conduta neste caso?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis