Questões Concurso Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)

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A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Os metadados dos objetos digitais estruturados segundo formatos precisos de gravação devem ser usados tanto pelas pessoas quanto pelo sistema informatizado.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

Todos os órgãos públicos têm a obrigação de garantir o acesso de qualquer cidadão brasileiro a informações que sejam de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, com exceção das informações cujo sigilo seja necessário à segurança da sociedade e do Estado, além daquelas que violam a privacidade, a honra e a imagem de outros cidadãos.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

A avaliação é uma atividade realizada exclusivamente pelo arquivista, responsável por definir quais os documentos que têm valor para fins administrativos e probatórios, quais os documentos que têm valor para a pesquisa e quais os documentos que podem ser eliminados.

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