Questões Concurso SEPLAG / SEE/DF

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Com base nas idéias apresentadas no texto acima e nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, julgue os itens de 100 a 109.

No desenvolvimento das habilidades de produção escrita, deve-se considerar que a oralidade é o universo de referência da escrita, entretanto não se pode entender a escrita como uma simples transposição da fala, isto é, a escrita não fixa a linguagem oral, ela a transforma.

Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.

A separação das sílabas da palavra "meio" está de acordo com as regras de translineação, visto que se preservou unido o ditongo pertencente à última sílaba do vocábulo.

Tendo como referência de análise o texto acima, produzido, em sala de aula, por aluno da 8. a série do ensino fundamental, julgue os itens de 80 a 86.

São representações gráficas de um único fonema as letras c, em "ociosidade", s, em "conseguir", ç, em "açúcar", assim como o dígrafo ss, em "fossa".

Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.

Além da informalidade da linguagem, marcada pelo emprego de gírias, identificam-se, no texto, marcas de subjetividade e características de mais de um gênero textual.

Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.

São evidências da influência da oralidade na escrita: a grafia não-segmentada em "apartir"; o apagamento do s na forma verbal auxiliar "vamo"; a ausência da marca de infinitivo em "comemora".

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