Questões Concurso SEMACE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEMACE

O conhecimento da biologia reprodutiva das espécies de peixes de água doce com potencial para aquicultura é fundamental quando se deseja realizar a criação intensiva dessas espécies. Mudanças climáticas ficam evidentes a cada ano e exercem fortes influências sobre os organismos aquáticos, que tentam se adaptar a variações afetando seu desempenho reprodutivo, podendo resultar no adiantamento ou no retardamento da maturação final e/ou liberação dos gametas desses peixes em diferentes períodos da reprodução. Sobre este tema, assinale a afirmativa incorreta.

Em aquaponia, o ciclo de nitrogênio é um processo contínuo no qual bactérias convertem amônia (NH3) e nitrito (NO2) em alimentos que as plantas podem consumir. Um sistema de aquaponia é totalmente ciclado quando nenhuma, ou quase nenhuma, amônia e nitritos mensuráveis estão presentes. O ciclo começa quando o aquicultor, ou o peixe, adiciona amônia no sistema. Sobre o ciclo do nitrogênio em aquaponia, assinale a alternativa correta. 

Desde 1988, o Governo do Brasil e da China, através, respectivamente, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), desenvolvem satélites de sensoriamento remoto através do Programa Satélite SinoBrasileiro de Recursos Terrestres (CBERS).
Recentemente, em 2019, foi lançado o CBERS 4A, com sensores semelhantes aos satélites anteriores, porém, com melhorias na câmera imageadora em relação à resolução geométrica e espectral. Este satélite possui tempo de vida projetado para 5 anos, período de revisita de 31 dias e órbita heliossíncrona.
A altitude aproximada do CBERS 4A é de

A prática da irrigação, apesar de milenar, de forma abrangente, ainda não tem conseguido otimizar a melhor relação entre a necessidade tanto da planta quanto do solo em relação ao volume irrigado. Critérios racionais para administrar as irrigações, visando à aplicação da água no momento certo e na quantidade apropriada, possibilitam maior produtividade das culturas e o uso racional da água, da energia e dos demais insumos, inclusive do tempo do agricultor ou da equipe responsável. 
Segundo a Embrapa Cerrados, “o acompanhamento do nível de umidade do solo, na zona de maior atividade das raízes, tem sido recomendado como uma das formas pertinentes para verificação da efetividade das irrigações. Esse acompanhamento pode ser realizado, indiretamente, por meio de medidas de tensão em que a água se encontra retida no solo. Com essas medidas, tanto superficiais quanto em profundidade, é possível identificar se o solo está suficientemente úmido para interromper sua aplicação”. Sobre o tema, o nome do aparelho que realiza essas medidas, é 

Pode-se compreender a hidrologia como a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida.  
Basicamente, o sistema de drenagem de uma bacia hidrográfica é constituído pelo rio principal e seus tributários, suas ramificações e as feições dos cursos d’água que indicam a velocidade da água na bacia hidrográfica, que, por sua vez, também depende da estrutura geológica, do tipo de solo, da topografia e do clima, minimamente.
Um bom indicador do grau de desenvolvimento de um sistema de drenagem é a densidade de drenagem (Dd), expressa na relação entre o comprimento total de todos os cursos d’água (efêmeros, intermitentes e perenes) e a área total da bacia hidrográfica. Conforme essa expressão de densidade de drenagem (Dd), os valores que classificam as Bacias com drenagem pobre são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis