Questões Concurso SEGER-ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEGER-ES

Considerando que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o Internacional Federal of Accountants apontam dimensões da governança do setor público, relacione adequadamente tais dimensões aos conceitos apresentados.
1. Controle. 2. Estruturas e processos organizacionais. 3. Padrões de comportamento. 4. Relatórios externos.
( ) Como a gestão exerce a liderança na determinação dos valores e padrões da organização, que definem sua cultura e o comportamento de todos dentro dela.
( ) Como a parte institucional da organização é nomeada e organizada, como as suas responsabilidades são definidas e a responsabilização é conduzida.
( ) Como a parte institucional da organização faz a demonstração de sua responsabilização financeira pela gestão dos recursos públicos e o desempenho do seu uso.
( ) Como é estabelecida uma rede para controle da eficiência e eficácia das operações, da confiabilidade dos relatórios internos e externos e para o cumprimento das normas e regulamentos.
A sequência está correta em

O fim da República Velha determinou o fim do chamado “Estado Policial”. Um novo modelo, que fosse capaz de promover a intervenção nos padrões de organização foi responsável pelo primeiro quadro administrativo para o Estado brasileiro. A administração passava a assumir um papel de agente e promotora do crescimento econômico, cercada de uma estrutura legal atuante com ministérios, órgãos centrais fortes, instrumentos legais para atuação e controle. Era a introdução do chamado modelo: 

Controlar é qualquer ação tomada pela administração com o objetivo de atingir metas preestabelecidas. A administração planeja, organiza e supervisiona a execução de inúmeras funções, e estas atividades, caso sejam bem executadas, devem resultar no alcance de tais metas. Neste contexto pode-se afirmar que o controle é um processo cíclico e interativo constituído das seguintes fases, EXCETO:

Resistência é tudo aquilo que provoca atrasos; custos; e, instabilidades inesperadas no processo de mudança estratégica. A observação sobre o processo de planejamento estratégico e sua aceitação no ambiente onde será inserido possibilita a colheita de ensinamentos como:
I. A resistência ao planejamento é um fenômeno superficial; ela tem uma lógica própria, e não pode ser eliminada simplesmente com exortações dos altos administradores.
II. A implantação de estratégias estabelecidas não segue automaticamente à sua elaboração, ela enfrentará sua própria resistência, que pode invalidar o esforço do planejamento.
III. O tratamento do planejamento estratégico e da implantação de estratégias como dois processos sequenciais e independentes é um artifício que ignora o fato de que o modo, pelo qual o planejamento é realizado, exerce um efeito determinante sobre as possibilidades de implantação eventual das decisões.
IV. A resistência à mudança não se restringe à introdução do planejamento estratégico. Ocorre sempre que uma mudança organizacional introduz um afastamento descontínuo do comportamento, da cultura e da estrutura de poder existentes.
Está correto o que afirma em

Considerando que a estratégia e o ambiente externo são de grande influência na cultura corporativa e que tal cultura deve abranger tudo o que a organização necessita para ser eficaz em seu ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura de adaptabilidade empresarial é caracterizada pelo foco estratégico no ambiente externo por meio da flexibilidade e de mudanças para atender às necessidades dos clientes, estimulando as normas e convicções que sustentam a capacidade da organização em detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos procedimentos.
II. A cultura da missão se caracteriza pela ênfase em uma visão clara do objetivo da organização e na conquista de metas específicas, com o crescimento das vendas, a lucratividade ou a participação de mercado, para ajudar a alcançá-lo.
III. A cultura de clã, de forma mais destacada, ênfase ao envolvimento e a participação dos membros da organização e as rápidas mudanças de expectativas do ambiente externo. 
IV. A cultura burocrática tem foco interno e orientação coerente e constante para atuar em ambiente estável, sendo dotada de uma maneira metódica de realizar tarefas. Símbolos, heróis e cerimônias apoiam a cooperação, a tradição e o cumprimento das políticas e práticas estabelecidas como uma forma de alcançar as metas.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis