Questões Concurso SEGER-ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEGER-ES

O texto contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

A autonomia para gestão e construção de uma Proposta Pedagógica é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases, (Lei 9.394/96), e exige uma atualização constante do pedagogo e, através da reflexão das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, terá condições de avaliar e definir os fundamentos teóricos empregados na sua prática diária. De acordo com Libâneo (1994, p. 52), a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. As principais tendências pedagógicas efetivadas na educação brasileira se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: as tendências liberais e as tendências progressistas.

(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br /portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_jurema_aparecida_goncalves.pdf. Adaptado.)


Considerando as tendências liberais, analise as características a seguir.
I. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais.
II. Possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito como construtor e transformador de sua realidade.
III. Pressupõe que o indivíduo precisa se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.
IV. A escola é mera reprodutora dos conhecimentos acadêmicos e totalmente desvinculada da parte política, sem dar importância à contextualização com a sociedade.
V. O entendimento dos objetivos, conteúdos e métodos da educação se modifica conforme as concepções de homem e da sociedade que, em cada contexto econômico e social de um momento da história humana, caracterizam o modo de pensar, de agir e os interesses das classes e grupos sociais.
Está correto o que se afirma apenas em

“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Considere as informações dadas e a teoria que privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que aprende, correspondendo ao “ensino centrado no aluno”. O conhecimento, para essa concepção, existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos. A aprendizagem se constrói por meio da ressignificação das experiências pessoais. O aluno é o autor de seu processo de aprendizagem e deve realizar suas potencialidades. A educação assume um caráter mais amplo, e se organiza no sentido da formação total do homem e não apenas do estudante. Valoriza a democracia nas relações, de tal forma que o professor atua como um facilitador da aprendizagem e das relações interpessoais, e deve ser compreensivo com os sentimentos e características de personalidade de seus alunos, criando um clima favorável à aprendizagem. Podemos afirmar que se trata da teoria:

A educação pode ser definida pelo processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração.
Imagem associada para resolução da questão


(Tribunal Superior Eleitoral – TSE (2015) apud Lakatos, Eva, M. e Marina de Andrade Marconi, 2019, p. 230.) A partir da análise do quadro, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 951875 - Psicologia, Saúde Mental, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Psicologia

A pandemia Covid-19 reforçou a importância da saúde e a segurança no trabalho. Inspirado também nesse contexto, o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho elegeu, para o biênio 2020-2022, o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”. Entre as propostas desse programa está o investimento em saúde mental mediante estimativa da (OMS) Organização Mundial da Saúde para transtornos mentais como ansiedade e depressão que, possivelmente, afetem 264 milhões de pessoas no mundo, com impacto econômico significativo dado o custo à economia global estimado em US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. Logo, o cuidado com a saúde mental do trabalhador além de urgentep tem o objetivo de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis