Questões Concurso SEGEP/MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEGEP/MA

Danos ambientais foram observados no solo de uma determinada região ripariana, que sofre com descargas de esgoto doméstico não tratado. O Ministério Público recomendou que o órgão ambiental efetuasse monitoramento de diferentes parâmetros, incluindo quantificar os coliformes termotolerantes em solo e recomendou que os resultados fossem expressos em número mais provável por grama de sólidos totais (NMP/g ST). Uma amostra piloto foi encaminhada ao laboratório e os resultados obtidos foram 25% de sólidos totais e 540.000 número mais provável de coliformes termotolerantes por 100 gramas (NMP/100 g). O resultado final em NMP/g ST foi

A técnica de membrana filtrante é, amplamente, utilizada nas análises de amostras de água para a detecção de coliformes totais e termotolerantes. Uma determinada amostra de água apresentou 40 colônias com brilho verde metálico no meio ágar mENDO LES. Vinte dessas colônias foram submetidas ao ensaio confirmativo no caldo lauril triptose com púrpura de bromocresol. Das 20 colônias, 18 apresentaram resultado positivo no caldo lactosado verde brilhante bile e 12 apresentaram resultado positivo no caldo EC.

O resultado final, em unidades formadoras de colônia por 100 mL (UFC/100 mL) de coliformes totais e termotolerantes, respectivamente, foi:

O órgão ambiental estadual identificou, durante processo rotineiro de monitoramento da qualidade de água de rio, aumento excessivo da concentração de metais e parâmetros orgânicos. Diante dos resultados obtidos o órgão iniciou um processo de avaliação das fontes de poluição, localizadas ao longo do corpo d’água, para localizar os responsáveis pela elevação da concentração dos poluentes. Para que a investigação se dê de modo correto, a amostragem deverá ser

A amostragem é considerada um fator crítico em todo o processo analítico e é recomendada a adoção de procedimentos que consigam detectar interferências no processo de coleta. Considere as assertivas abaixo.

I. A incerteza é obtida por meio do desvio padrão relativo que é calculado pela diferença relativa entre resultados de duplicatas de testes.

II. Um branco de campo é um controle usado para a verificação de contaminações ambientais que podem ser adicionadas às amostras durante os procedimentos de coleta.

III. A duplicata de amostras é usada para medir a precisão e repetitividade dos procedimentos de coleta e a variação, entre os resultados das duplicatas (R1 e R2), é calculada com a fórmula [ (R1 − R2) / (R1 + R2 / 2) ] × 100.

IV. Para determinar a incerteza da amostragem, metodologias baseadas na replicação dos procedimentos de amostragem, ou réplica de amostras que consideram que os analitos podem variar em função do tempo e do espaço, são os mais recomendados.

Está correto o que se afirma em

A atuação do Bioquímico em análises de amostras ambientais dá suporte para diversas atividades do setor público, previstas em legislação. Considere as assertivas abaixo.

I. Gerar dados para Relatório de Qualidade Ambiental sobre a situação qualitativa e quantitativa dos Recursos Hídricos de domínio do Estado, atividade prevista na Lei Estadual no 8.149 de 15 de junho de 2004. Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos.

II. Analisar amostras de esgotos e demais resíduos líquidos, sólidos ou gasosos gerados após outorga de direito de uso de recurso hídrico, atividade prevista no Decreto no 27.845, de 18 de novembro de 2011 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos, com relação às águas superficiais.

III. Analisar, continuamente, a qualidade química e bacteriológica das águas subterrâneas, atividade prevista no Decreto no 28.008 de 30/01/2012 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004 e a Lei no 5.405, de 08 de abril de 1992.

IV. Fornecer resultados de análises microbiológicas e físico-químicas de amostras ambientais, para subsidiar estudos de impacto ambiental e respectivos relatórios, atividade prevista na Lei Estadual no 5.405 de 08 de abril de 1992.

Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis