Questões Concurso SEED/SE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEED/SE

#Questão 173563 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Secretário de Escola

Considere os conjuntos abaixo.

A alternativa que reúne corretamente os elementos do Conjunto A e do Conjunto B.

#Questão 173518 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Terezinha A. Rios articula o conceito de competência com o de qualidade e argumenta que "a revolução tecnológica, a globalização da economia e da política, e os fenômenos sociais dela decorrentes trouxeram, ao campo da educação, novas provocações e inquietações" colocando para a Filosofia e a Didática, a necessidade de superação

I. do atraso tecnológico de nossas práticas pedagógicas escolares por meio de equipamentos e treinamento dos docentes em Tecnologia da Informação.

II. da fragmentação por meio de um diálogo dos saberes presentes na ação docente promovendo revisão didático-pedagógica fundamentada.

III. da massificação decorrente da globalização por meio da percepção clara das diferenças e especificidades, para um trabalho coletivo e interdisciplinar.

IV. da incompetência dos professores para alfabetizar, com investimentos na capacitação de alfabetizadores.

V. de um embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, por meio da descoberta e valorização da sensibilidade, articulando todas as capacidades dos indivíduos.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173520 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Buscando soluções para garantir melhoras significativas nas escolas, Fullan e Hargreaves afirmam que uma "mudança educacional que não envolva os professores e que não tenha seu apoio costuma terminar como uma mudança para pior ou para nada". Há necessidade não só de um envolvimento dos professores, mas um tipo de envolvimento importante, que requer

#Questão 173522 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Para a formação profissional do magistério, Muramoto distingue três níveis de formação:

          – o da classe social de origem;

         – o acadêmico ou escolar;

        – o do exercício da profissão.

Defende que este último pode ser um nível privilegiado de formação desde que:

#Questão 173532 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Gimeno Sacristán afirma que "a cultura escolar é mais que conteúdos", distinguindo duas concepções de currículo: a visão formal concebida como "a mera especificação em um documento, tão exaustiva de todos objetivos, áreas, conteúdos ou grandes temas e tópicos concretos que devem ser tratados na sala de aula" e a visão que denomina de "currículo real".

Segundo o autor, a análise do cotidiano escolar evidencia que o currículo real necessita

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis