Questões Concurso SEED-PR

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Quando uma onda refrata entre as duas cordas, sua frequência não se altera; porém, existe uma modificação no comprimento de onda devido a uma mudança na velocidade de propagação do pulso. No caso do experimento anterior, pode-se afirmar que a velocidade do pulso refratado é:

Analisando a situação exposta no experimento pode-se verificar que, ao atingir a corda de maior densidade, o pulso é refratado para a outra corda e, junto com essa refração, ocorre também a reflexão do pulso sobre a corda de menor densidade. Sobre as fases desses pulsos, é correto afirmar que: 

Determinado professor pediu a três de suas alunas para que descrevessem exemplos onde a terceira lei de Newton pudesse ser aplicada. Cada uma delas refletiu por um instante e respondeu ao professor da seguinte forma:
Lívia: quando estamos nadando devemos empurrar a água no sentido oposto ao que queremos ir, pois, ao empurrar a água, ela nos empurrará de volta, mas no sentido contrário. • Alice: quando eu estou sentada em uma cadeira, a Terra faz uma força para me puxar para baixo enquanto a cadeira faz uma força, de mesma intensidade, para cima, para me manter em equilíbrio.  • Emanuela: ao chutar uma bola com muita força podemos machucar o pé, pois do mesmo jeito que o nosso pé faz uma força na bola, a bola faz uma força com a mesma intensidade no nosso pé.
Dentre as afirmações das alunas, estão corretas

Fernando encontrou um termômetro a álcool antigo, já sem as marcações de temperatura, e resolveu que o utilizaria para fazer alguns experimentos de comparação de temperaturas. Para adquirir alguns valores que pudessem ser usados na comparação, ele utilizou uma régua na base do termômetro, onde estaria a menor temperatura, marcando essa posição como zero e a altura máxima que o líquido poderia chegar como 24 cm. Fazendo alguns testes, Fernando verificou que a água, na pressão atmosférica, congela a 3,2 cm de altura e entra em estado de ebulição a 19,2 cm de altura em relação à base do termômetro. Deste modo, as temperaturas correspondentes às alturas de 0 cm e 24 cm da régua são, respectivamente: 

Um estudante deseja construir uma máquina térmica para operar entre as temperaturas de 250 K e 400 K, recebendo de uma fonte quente 8.000 J por minuto e realizando, também, a cada minuto, um trabalho de 3.600 J. Considerando a máquina que o estudante deseja construir, pode-se afirmar que sua construção é:

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