Questões Concurso SEE/SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEE/SP

Movimentos novos surgem na Educação Física Escolar, ao final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social por que passa o país. Várias concepções passam a coexistir na Educação Física Brasileira, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista. Entre várias abordagens, representadas por diferentes autores na educação física brasileira, aquela que utiliza o discurso da justiça social e que levanta questões de poder, esforço e contestação é a

O jogo é uma característica importante do desenvolvimento

humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância

e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode

ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos

didático-pedagógicos mais adequados para a

Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que

tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a

dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da

noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus

resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento

propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática

das regras, que:

I - no nível motor individual as primeiras ações com uma

bola são independentes de qualquer estrutura de regras,

pois criança e bola realizam um jogo puramente motor;

II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza

pela reprodução das ações dos jogadores e já está

presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois

de toda ação que não seja própria do jogo;

III - no nível de codificação da regra, a principal característica

é a formulação comum e consensual das regras

básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis;

IV - no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo,

sem se interessar pelo que os outros estão fazendo,

pois a idéia que as crianças têm do jogo consiste no

que elas observam, numa atitude imitativa.

Estão corretas as afirmativas:

Uma das competências a serem alcançadas a partir das

aulas de Educação Física refere-se à utilização das linguagens

corporais como meio de expressão, informação e

comunicação em situações intersubjetivas que exijam graus

de distanciamento e reflexão sobre os contextos e os

interlocutores. Com o objetivo de desenvolver esta competência,

em uma turma de Ensino Médio os professores

podem propor atividades nas quais os inúmeros textos

corporais sejam investigados. Alguns exemplos dessas

atividades são:

I - análise da comunicação presente em colunas esportivas

e jornais especializados;

II - análise de textos da literatura de cordel impregnados

de dados culturais;

III - observação da comunicação corporal dos meninos de

rua das grandes cidades;

IV - observação da forma de jogar de atletas brasileiros e

europeus.

Estão corretas as atividades:

A atuação do profissional de Educação Física, como o de outras áreas, é passível de mudanças quando influenciada por avanços na investigação científica e por transformações em sua maneira de pensar e de agir em diferentes fases da vida. A formação continuada de professores intensificou-se na década de 80 e, em alguns estados brasileiros, essa prática vem constituindo quase uma tradição. No entanto, mesmo nos estados e municípios em que tal prática é intensa, a Educação Física é quase sempre uma das áreas menos favorecidas. Um dos problemas citados no documento "Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros" que afetam essa política de formação continuada é a falta de

Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis