Questões Concurso SEDUC/RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC/RJ

Considere quatro elementos químicos representados genericamente por A, B, M e R, de números atômicos consecutivos e crescentes. Sabe-se que B é o halogênio que demanda mais energia para formar um cátion. Então, a soma dos números de elétrons dos íons A2- e R+ é igual a:

O arsênio é um elemento químico muito tóxico que, no estado de oxidação +3, é letal para os humanos em doses de 140mg ou mais. É encontrado principalmente nos minerais arsenopirita, realgar e orpimento, que são sulfetos desse elemento. A reação entre sulfeto de arsênio III, ácido nítrico e água produz ácido sulfúrico, ácido arsênico e óxido nítrico gasoso. Após escrever a equação química completa e balanceada, a soma de todos os menores coefi cientes estequiométricos inteiros é igual a:

A variação de energia livre de Gibbs (ΔG) é uma medida da variação total de entropia de um sistema e suas vizinhanças, à pressão e temperatura constantes e prevê a espontaneidade da ocorrência de um processo, de acordo com a segunda Lei da Termodinâmica. Cinco reações químicas, numeradas por I, II, III, IV e V, cujas variações de entalpia (ΔH) e entropia (ΔS) são conhecidas, devem ser escolhidas para sua realização à mesma temperatura. São mostrados a seguir os dados relativos a cada uma das reações: Reação I - ΔH positivo e ΔS negativo, sendo que o ΔS multiplicado pela temperatura gera um valor numérico menor que o do ΔH. Reação II - ΔH positivo e ΔS positivo, sendo que o ΔS multiplicado pela temperatura gera um valor numérico menor que o de ΔH. Reação III - ΔH positivo e ΔS negativo, sendo que o ΔS multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ΔH. Reação IV - ΔH negativo e ΔS negativo, sendo que o ΔS multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ΔH. Reação V - ΔH positivo e ΔS positivo, sendo que o ΔS multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ΔH. Segundo dados exclusivamente termodinâmicos, a reação a ser escolhida é a de número:

Um químico titula 50,00 mL de uma solução de ácido sulfúrico com uma solução 0,2500 mol.L-1 de hidróxido de sódio. Entretanto, ele se distrai e ultrapassa o ponto de equivalência e tem que fazer uma titulação de retorno com uma solução 0,2000 mol.L-1 de ácido clorídrico para obter um ponto final apropriado. Se ele adicionou 65,00 mL de hidróxido e gastou 5,000 mL de ácido clorídrico, o valor encontrado para a concentração do ácido sulfúrico foi, em mol.L-1, aproximadamente igual a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis