Questões Concurso SECULT/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SECULT/PA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, TODOS DE PAULO LEMINSK, PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 38 A 40

Paulo Leminsk, autor dos três textos acima, é um dos maiores representantes da poesia marginal dos anos 70. A respeito dessa informação e dos poemas, avalie as alternativas a seguir:

1- O texto A apresenta uma das maiores características dessa geração que é a proximidade com as artes visuais e plásticas, a exemplo do concretismo de duas décadas anteriores.

2- O bilingüismo existente no texto B, e que provoca ruídos no sistema de comunicação, é um aproveitamento poético. A intencionalidade do poeta, com isso, é dar margem para que os receptores (Johny e nós) recebam a mensagem truncada, incompleta, fragmentada.

3-À moda de grafitismo, o texto C remete à idéia de uma eventual pichação de muro, engraçada, mas que nada tem a ver com a poesia, gerando, assim, apenas uma idéia inquieta, anárquica e sem originalidade, um texto de natureza simplória e que se destaca apenas pelo ponto de vista eminentemente político.

4- Constituindo um antagonismo total em relação aos recursos poéticos tradicionais, o que se observa, nos três textos é que há aproximação com a comunicação visual e com a exploração da palavra em várias dimensões.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Mesmo considerando os frágeis limites entre os gêneros literários nas produções moderna e contemporânea, há aspectos bastante específicos de cada gênero nos fragmentos apresentados.

Com base nessa informação, é correto afirmar:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Observando os recursos lingüísticos e estilísticos do texto, avalie as afirmativas a seguir:

1- Para provocar a idéia de valsar, o autor vale-se de repetições como "tanta dança", "tanta felicidade","tantos beijos","tantos gritos", criando uma mistura de significados. O objetivo poético é provocar uma idéia de "rodopio" na percepção do leitor.

2- Os verbos enfáticos consagram um gesto pragmático no elemento tempo. Suas ações são decisivas: às vezes eles mudam de estado, passando do pretérito perfeito para imperfeito, para provocar idéia de continuidade. É o caso de "costumava".

3- Os versos começam organizados e longos e, à medida que o enredo vai tomando seu curso final, eles se encolhem e incorporam elementos que nos remetem à idéia de estreitamento e movimentos circulares. A intenção é simular os movimentos de uma valsa

4- Quanto ao metro, podemos considerar o verso "Tan/ tos / gri/tos /rou/cós" como redondilha menor.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

"[... o samba nasceu oficialmente há 90 fevereiros " [...]"

Nesse trecho, a expressão em negrito exemplifica o emprego pelo jornalista da seguinte figura de linguagem:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 22 E 23.

                                      "De tanto levar "frechada" do teu olha

                                        Meu peito até parece sabe o quê?

                                                   "tauba" de tiro ao "álvaro"

                                                    Não tem mais onde furar."

                                                               (Tiro ao Álvaro. Adoniram Barbosa)

Adoniram Barbosa resgatou, como poucos, a fala de grande parte do povo brasileiro. Nessa estrofe, de uma de suas mais conhecidas canções, ele mostra "frechada" como variante de flechada. Essa variante consiste na troca de consoante:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis