Questões Concurso SECULT/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SECULT/PA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa que relaciona as colunas corretamente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:

"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).

Sobre Educação Popular, é correto afirmar:

1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.

2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.

3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.

4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No início do ano de 2006, o Patrimônio Líquido de uma empresa tinha a seguinte composição: Capital Social: 500.000,00; Reservas de Lucros: 100.000,00 e Lucros ou Prejuízos Acumulados: 90.000,00. Em 2006, ocorreram os seguintes fatos: a) Aumento do Capital com Reservas de Lucros, no valor de 80.000,00; b) Aumento do Capital em dinheiro, no valor de 120.000,00; c) Foi apurado um Lucro do Exercício no valor de 100.000,00; d) Foi retirado do Lucro do Exercício o valor de 30.000,00, para ser destinado a Reservas de Lucros; e) Foram distribuídos dividendos, por conta do Lucro do Exercício, no valor de 20.000,00. Considerando os fatos, o valor do Patrimônio Líquido da empresa em 31.12.2006, é:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma determinada empresa, em sua fase pré-operacional, efetuou os seguintes gastos em um período de quatro anos: a) investiu na aquisição de Equipamentos: 3.000.000,00, b) com a construção de Imóveis: 6.000.000,00, c) com Despesas Gerais: 1.800.000,00. No início da fase operacional, esses gastos estarão, no Balanço Patrimonial, assim demonstrado:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O diretório do Linux que contém os comandos essenciais de administração do sistema é o:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis