Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

No ano de 2015, a American Heart Association (AHA) publicou, com os “Destaques das diretrizes”, os principais pontos de discussão e as alterações feitas na Atualização das diretrizes de 2015 para a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de emergência (ACE). Em relação a essa publicação, analise as afirmativas a seguir sobre o suporte básico de vida para o adulto e qualidade da ressuscitação cardiorrespiratória aplicada por socorrista leigo.

I A ventilação excessiva favorece o retorno venoso ao coração e o resgate da função neurológica da vítima.

II Os socorristas podem ativar o serviço médico de emergência, via celular, sem sair do lado da vítima.

III A aplicação das compressões torácicas adequadas exige ênfase na frequência e em minimizar o número e a duração das interrupções das compressões.

 IV Um único socorrista deve aplicar duas ventilações de resgate antes de iniciar as compressões torácicas.

Dentre as afirmativas, estão corretas

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou encefálico é a doença que mais mata os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade. Sobre o AVC, analise as afirmativas a seguir.

I Entre os fatores de maior risco para o AVC, estão o sexo feminino, a raça branca e o uso de anticoncepcional.

II O AVC infantil pode ocorrer em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento.

III Os sinais de alerta mais comuns de um AVC incluem a assimetria da face, a fraqueza em um dos braços ou perna, a dificuldade de fala ou a dor de cabeça súbita.

IV Se houver rapidez no atendimento do AVC, o medicamento que dissolve o coágulo, no AVC isquêmico, pode ser dado aos pacientes até 6 horas do início dos sintomas, o que pode reduzir a probabilidade de sequelas.

Dentre as afirmativas, estão corretas

A lesão ou úlcera por pressão é um evento adverso e a sua prevenção é considerada meta de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde. Sobre as medidas para prevenção de lesão ou úlcera por pressão, considere as seguintes orientações propostas pelo Ministério da Saúde.

I Os calcâneos devem ser mantidos afastados da superfície da cama (livres de pressão) mantendo a hiperextensão do joelho e a pressão sobre o tendão de Aquiles.

II Realizar mudança de decúbito ou reposicionamento do paciente a cada duas horas ou de acordo com variáveis relacionadas ao indivíduo (tolerância tecidual, nível de atividade e mobilidade, condição clínica global, objetivo do tratamento, condição individual da pele, dor e pelas superfícies de redistribuição de pressão em uso) para reduzir a pressão local.

III Durante a hidratação da pele, áreas de proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas precisam ser massageadas. No entanto, a aplicação de hidratante não deve ser realizada, pois pode aumentar a exposição à umidade excessiva e favorecer o desenvolvimento de úlcera.

 IV Durante a admissão ou a readmissão do paciente, examine a pele cuidadosamente para identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele, deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco: as regiões corporais submetidas à pressão por dispositivos (cateteres, tubos e dreno) e as regiões anatômicas sacral, calcâneo, ísquio, trocanter, occipital, escapular e maleolar.

Dentre as orientações, estão corretas

A terapia intravenosa predispõe o paciente a inúmeros perigos, inclusive complicações locais e sistêmicas. Uma das complicações sistêmicas da terapia intravenosa é a sobrecarga de líquidos que pode ocasionar a insuficiência cardíaca e o edema de pulmão. Ao detectar a manifestação sistêmica de sobrecarga de líquido, o técnico de enfermagem deverá posicionar o paciente em

Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. Essa consulta constitui-se como um instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil porque, nela,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis