Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

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A dor é um sinalizador de que algo não está bem com o indivíduo. Em contexto hospitalar, a intervenção do psicólogo tem sido uma constante na equipe de saúde, visando o bem-estar do paciente através da minimização dolorosa. Independentemente do mecanismo de uma doença, o manejo da dor de um paciente está sujeito

Prevenir a violência contra crianças e adolescentes é possível. Quanto mais cedo se iniciam as intervenções preventivas, maior é a chance protetiva do contexto familiar quanto a essa problemática. Nesse sentido, o psicólogo, enquanto membro de uma equipe, pode atuar como facilitador da prevenção a violência, de modo a

Um dos campos de conhecimento médico em que a psicologia da saúde se encontra mais presente é o da oncologia pediátrica. A psico-oncologia pediátrica pode promover a humanização e a maior eficiência do tratamento dispensado à saúde de crianças com câncer. Nesse contexto, Adams-Greenly (1991) destaca que o entendimento das estratégias de enfrentamento adotadas por crianças em situações pediátricas percebidas como estressantes requer a consideração de variáveis importantes, dentre elas,

O campo da saúde mental na RPS está em construção, e novas técnicas de abordagem à identificação, ao tratamento e à integração estão em constante desenvolvimento no Brasil e em outros países. Assim, a abordagem psicossocial e o foco dos projetos terapêuticos criados em um matriciamento, remetem diretamente ao trabalho em rede. Nesse sentido,

Diante da necessidade de um direcionamento ético e político frente à realidade social diversa entre os menos e mais abastados, é imprescindível estabelecer projetos de promoção de saúde na Educação, de forma integrada, interdisciplinar e coletiva. Sendo assim, analise as perspectivas apresentadas a seguir.

I Dar ênfase ao individualismo, à ciência psicológica e à prática clínica tradicional.

II Dar ênfase à subjetividade, à avaliação psicotécnica e à prática clínica.

III Incrementar projetos políticos nas entidades de Psicologia, reforçando o protagonismo dos sujeitos.

IV Vincular a educação às múltiplas relações e teorias educacionais de forma contextualizada na promoção de saúde.

Em relação aos projetos de promoção de saúde na Educação, as perspectivas corretas são

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