Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - AM (SEDUC/AM)

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A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.

A prática do ensino religioso deve-se ocupar, exclusiva e especialmente, do folclore nacional, sendo um adendo ao currículo escolar. As feiras temáticas realizadas no Dia do Índio são bons exemplos dessa dimensão do ensino religioso.

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