Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Considere hipoteticamente que uma mulher de 40 anos de idade, portadora de cirrose hepática secundária à infecção pelo vírus B da hepatite, apresenta no ultrassom de abdome lesão de 2 cm em segmento VIII do fígado. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica as condutas consideradas corretas na investigação diagnóstica inicial dessa paciente.

Considere hipoteticamente que um paciente de 55 anos de idade apresentou quadro de epigastralgia e perda de peso há 4 meses. Ele realizou endoscopia digestiva alta, que evidenciou uma lesão ulceroinfiltrativa de 2 cm em região de antro. A biópsia da lesão revelou ser um adenocarcinoma do tipo intestinal, moderadamente diferenciado. Ao estadiamento, as tomografias computadorizadas de abdome e tórax não indicaram metástases a distância; somente linfonodos perigástricos pouco aumentados. A ecoendoscopia mostrou acometimento até a subserosa, com linfonodos perigástricos suspeitos. A respeito desse estadiamento, com base nas diretrizes relativas ao câncer gástrico, a melhor proposta de tratamento é a

Uma paciente de 53 anos de idade, cardiopata isquêmica e usuária de aspirina, também tem histórico de gonartrose e uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais. Foi atendida várias vezes, no último mês, por episódios de epigastralgia e relata realizar, nessas ocasiões, eletrocardiograma e analgesia, após os quais é liberada. Há 2 horas, apresentou fezes enegrecidas e amolecidas em grande quantidade. Chega ao pronto atendimento pálida, sudorética, hipotensa (PA = 80 mmHg X 50 mmHg), taquicárdica (FC = 130 bpm), lúcida e ansiosa, e não há sinais de irritação peritoneal ao exame do abdome. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica o manejo inicial apropriado para o caso apresentado.

Considere hipoteticamente que uma paciente de 45 anos de idade foi à emergência por apresentar confusão mental. Foi solicitada uma tomografia de crânio, que demonstrou edema bilateral envolvendo a substância branca, atingindo os territórios vasculares posteriores (lobos parietais e occipitais). A pressão arterial da paciente na admissão era de 240 mmHg x 120 mmHg. Acerca do exposto, assinale a conduta apropriada a ser tomada nesse caso.

Um paciente de 35 anos de idade apresentava, há 25 minutos, dor torácica em aperto, que se iniciou durante um jogo de futebol. Refere náuseas e vômitos. Na emergência, o paciente foi examinado e a respectiva PA era de 80 mmHg x 60 mmHg, a FC era de 40 bpm e havia ausência de sinais de edema pulmonar. Quanto ao caso hipotético apresentado, assinale a alternativa que apresenta a conduta imediata apropriada para esse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis