Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Gestante, primigesta, 26 anos de idade, procura a atenção primária de saúde para a primeira consulta de pré-natal, com idade gestacional de 10 semanas. Com base nesse caso clínico hipotético, e de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, publicado pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2017, assinale a alternativa correta.

Paciente de 27 anos de idade procura emergência de obstetrícia queixando-se de dor em baixo ventre, de moderada intensidade, associada a sangramento vaginal de leve intensidade iniciado há 2 dias. Relata ciclos menstruais regulares a cada 28 dias, com última menstruação há 35 dias. Refere não estar utilizando nenhum método contraceptivo, há 6 meses, por desejo de gestação. Durante exame físico, laboratorial e ecográfico, foi detectada massa complexa de 1,0 cm em anexo esquerdo, ausência de líquido livre na cavidade pélvica, ausência de saco gestacional intrauterino e dosagem de BhCG sérico de 600 mUI/mL, com a paciente hemodinamicamente estável. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para esse caso hipotético.

A paciente A.M.E., de 72 anos de idade, é levada por familiares ao pronto-socorro. Estes informam que, há três dias, ela parou de comer, mantém-se deitada todo o tempo e, quando sentada, não consegue segurar bem o tronco. Há dois dias, não interage com interlocutor e hoje parou de beber. É portadora de hipertensão arterial e diabetes e está no pós-operatório tardio de artroplastia de quadril por fratura de fêmur direito. Com base nesse caso, assinale a alternativa correta.

A paciente T.R.B., de 63 anos de idade, tem apresentado tremores no corpo, mais acentuados nas mãos, de surgimento há aproximadamente três meses. No exame físico, foram observados tremores em mãos, de repouso, e rigidez muscular em membro superior, mais perceptível do lado direito, além de certa lentificação de movimentos. É hipertensa em uso de valsartana 160 mg/dia, além de ter iniciado tratamento há seis meses para quadro de tontura, tendo sido prescrito flunarizina 10 mg/dia. A respeito do caso descrito, assinale a alternativa correta.

Considere um paciente com diagnóstico recente de doença de Alzheimer provável, com indicação de uso de anticolinesterásicos. Quanto ao exposto e segundo diretriz terapêutica do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que indica o protocolo a ser seguido para acompanhamento desse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis