Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

O residente que está em atendimento aos leitos crônicos de uma UTI Pediátrica questiona ao médico plantonista quais pacientes têm indicação para receber palivizumabe.

Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paciente elegível para essa situação, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O residente de pediatria que está no pronto-socorro solicita ajuda ao médico de plantão, pois chegaram seis crianças politraumatizadas em razão de um acidente automobilístico com a van escolar que as transportava. Ao chegar ao pronto atendimento, o médico observa que uma das crianças tem indicação de intubação.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta criança com indicação de intubação.

Considere hipoteticamente que uma criança de dois anos é ejetada de um veículo durante uma colisão e levada ao pronto-socorro. O médico regulador de leitos informa que a criança está com Glasgow-pupilas de 1.

Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Uma lactente, cinco meses de vida, pós-operatório de cirurgia cardíaca, permaneceu intubada por 45 dias, em uso de fentanil e midazolam em doses elevadas durante todo o período. Usou antimicrobiano de largo espectro e teve dificuldades na reintrodução alimentar. No momento está em uso de metadona e lorazepam com programação de desmame. Foram desligados fentanil e midazolam contínuos hoje pela manhã, 24 horas após a extubação. A paciente está em uso de cateter nasal de alto fluxo, e, no momento da avaliação noturna, tem-se a seguinte situação: diarreia há quatro dias, sudorese profusa, agitação, choro inconsolável, vômitos a manipulação desde o período da tarde, tônus aumentado e reação ao estímulo tátil.

A respeito desse quadro clínico, assinale a alternativa correta.

Criança de cinco anos de idade, em primodescompensação diabética, é levada ao pronto-socorro. Apresenta-se desidratada e obnubilada e queixa-se de dor a palpação abdominal. Exames iniciais indicam glicemia capilar HI, glicose sérica = 640 e pH = 7,1. Iniciados os procedimentos de acordo com o protocolo hospitalar para cetoacidose diabética, com melhora da volemia e do estado de consciência, foi solicitada vaga em unidade de terapia intensiva pediátrica.

Com base nesse caso clínico e considerando a Resolução no 2.156/2016 do Conselho Federal de Medicina, que estabelece os critérios de internação e alta em unidade de terapia intensiva, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis