Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição)

O ambulatório de determinada cidade encontra-se lotado. Há pacientes perambulando por todos os lados sem informações, o ambiente não comporta o número de pessoas, e os poucos funcionários não têm disposição e não sabem informar se existe algum fluxo de atendimento. O novo gestor percebeu que, se não houvesse uma intervenção imediata, esse caos perduraria eternamente, e que seria necessária a implementação de uma gestão com base nos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Com base nessa situação hipotética, e considerando os conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Para a resolução do caos da situação apresentada, seria necessária a troca de todos os funcionários envolvidos no trabalho do ambulatório, uma vez que há vícios que dificultam o bom andamento do serviço.

A respeito das Políticas Públicas de Saúde, julgue os itens a seguir. Nos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), criados por Getúlio Vargas em 1932, acentua-se o componente de assistência médica, em parte por meio de serviços próprios, mas, principalmente, mediante a compra de serviços do setor privado.

Quanto às informações apresentadas e à gestão ambiental, de resíduos e, consequentemente, com relação a resíduos de serviços de saúde, julgue os itens a seguir.

Os resíduos químicos que não apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente necessitam de tratamento, podendo ser submetidos a processo de reutilização, recuperação ou reciclagem.

Quanto às informações apresentadas e à gestão ambiental, de resíduos e, consequentemente, com relação a resíduos de serviços de saúde, julgue os itens a seguir.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos no âmbito dos estabelecimentos, observadas as respectivas características e riscos.

Embora muito se possa aprender da indústria que há mais tempo adotou a abordagem de sistemas, a assistência à saúde é muito mais complexa e específica que pilotar um Airbus: às 3 horas da madrugada, o paciente criticamente doente precisa de médicos e enfermeiros maravilhosos e dedicados, mais do que precisa de um checklist. Assumimos seriamente os grandes privilégios e responsabilidades que a sociedade nos confia, e não acreditamos nem por um segundo que a excelência individual e a paixão profissional tornem-se dispensáveis. Finalizando, erros na assistência à saúde são “nozes duras de quebrar”, que fazem com que precisemos de excelentes médicos e de sistemas mais seguros.

WACHETER, Robert.

Compreendendo a segurança do paciente. Porto Alegre: Artmed, 2010. 320 p., com adaptações. Com base no texto, julgue os itens a seguir.

Mesmo quando as duplas checagens são exigidas pela política da instituição, é fundamental assegurar que elas sejam realmente independentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis