Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

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Listagem de Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

Escreva 1 para as características relativas ao Texto I, de Cruz e Sousa; 2 para as características relativas ao Texto II, de Alphonsus de Guimaraens e 3 para o que é comum aos Textos I e II.

( ) Morte como símbolo da eterna busca.

( ) Valorização das sensações provenientes de sentidos diferentes.

( ) Decadência anunciada em todos os elementos da natureza.

( ) Relações entre o mundo visível e o mundo das essências.

( ) Separação da matéria e do espírito sobrevivente às contingências terrenas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre os aspectos étnicos e raciais na literatura brasileira,

I. a presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da sociedade brasileira.

II. a matéria negra, embora só ganhe presença mais significativa a partir do século XIX, surge na literatura brasileira desde o século XVI, nos versos satíricos e demolidores de Gregório de Matos.

III. evidenciam-se, na trajetória do negro no discurso literário nacional, dois posicionamentos: a condição negra como objeto, numa visão distanciada do escritor sobre o negro (Bernardo Guimarães e Castro Alves, no Romantismo; Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha, no Realismo, por exemplo) e o negro como sujeito, numa atitude compromissada do escritor negro (Luiz Gama no Romantismo; Cruz e Souza no Simbolismo: Lima Barreto no Prémodernismo).

IV. Na terceira geração romântica brasileira, os poetas interessam-se mais pela idealização amorosa, em um sentimentalismo exacerbado, do que pelo conflito entre liberdade e escravidão, que atingia a sociedade da época.

V. Desde os anos de 1970, a designação literatura negra, tal como vem sendo utilizada no Brasil e em outros países da América, vincula-se à uma literatura feita por negros ou por descendentes assumidos de negros e emerge no bojo de uma situação histórica dada, configuradora da reivindicação pelos negros de determinados valores caracterizadores de uma identidade própria.

É correto apenas o que se afirma em

Preencha as lacunas do seguinte quadro, supondo que cada coluna representa um átomo neutro:

Considerando o quadro acima, assinale a afirmação FALSA.

Um estudante produziu 350 g de brometo de prata fazendo reagir 200 g de brometo de magnésio com uma massa adequada de nitrato de prata. O rendimento percentual do processo foi aproximadamente

“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.

ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.

Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.

I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.

II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.

III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.

É correto o que se afirma em

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