Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

“Os argumentos para a inclusão da sociologia são os mais variados, mas dependem muito das concepções dominantes sobre educação, sociedade, estado e ensino. Pode-se observar que dessas concepções depreendem-se modelos de currículos muito distintos ao longo da história e o papel da sociologia vai se alterando no interior desses modelos em disputa”.

SILVA, Ileizi Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Revista Cronos, v. 8, n. 2, 2012. Considerando o problema da inserção da Sociologia nos currículos de ensino médio brasileiro, relacione, corretamente, as maneiras de funcionamento dos conteúdos de Sociologia aos tipos de currículo implementados no Brasil, numerando a Coluna II de acordo som a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Leia atentamente o seguinte trecho: “As formas sociais históricas não são “determinadas” por “leis” naturais ou históricas. A sociedade é autocriação. Quem cria a sociedade e a história é a sociedade instituinte, em oposição à sociedade instituída [...]. A auto instituição da sociedade é a criação de um mundo humano: de coisas, de realidade, de linguagens, de normas, de valores, modos de viver e de morrer, objetivos pelos quais vivemos e outros pelos quais morremos – e, obviamente, em primeiro lugar e acima de tudo, ela é criação do indivíduo humano no qual a instituição da sociedade está solidamente incorporada”.

CASTORIADIS, Cornellius. As encruzilhadas do labirinto II – os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. A partir da formulação conceitual de Cornellius Castoriadis, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições sociais nascem e morrem decorrente do processo criador dos indivíduos e de suas práticas instituintes no fazer social histórico, resultando daí as instituições e a própria instituição da sociedade.

II. A realidade social histórica não é uma criação apriorística nem as instituições são engendradas pela sociedade instituída como determinações autônomas e independentes dos indivíduos em sociedade.

III. As instituições regem as práticas sociais dos indivíduos e seu processo histórico de criação está circunscrito aos acordos legalmente estabelecidos pelo arcabouço jurídico em um determinado momento da vida social.

IV. As instituições sociais resultam do ordenamento preestabelecido das normas elaboradas pela sociedade instituída, cujas funções devem ser observadas pelos indivíduos na sociedade.

É correto somente o que se afirma em

“[...] as instituições não são apenas relações. Elas possuem sua própria existência, separada, desligada, ou, de qualquer forma capaz de ser desligada das relações como coisas ou pessoas. Não se deveria talvez analisar a palavra “existência” com muita severidade neste contexto; faz nos pensar nos “fatos sociais” de Durkheim, que o levaram a todos os tipos de problemas. Que seja suficiente dizer-se que as instituições podem ser “objetos” realmente muito duros, se batermos de encontro a elas, por não desempenharmos nosso papel no teatro social da vida”.

(DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1997). Considerando as observações de Ralf Dahrendorf, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições podem ser analisadas como fatos sociais, pois replicam as características exatas da análise proposta por Durkheim a respeito das sociedades complexas.

II. As instituições possuem regras e normas que retratam princípios que merecem ser observados pelos indivíduos em sua ação.

III. As instituições são aparatos ideológicos de Estados nacionais que cerceiam a liberdade por meio de políticas que retratam a dominação de classe.

É correto somente o que se afirma em

“O produto do trabalho é, em todas as condições sociais, objeto de uso, mas o produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento: uma época em que o trabalho despendido na produção de uma coisa útil se apresenta como sua qualidade “objetiva”, isto é, como seu valor. Segue-se daí que a forma de valor simples da mercadoria é simultaneamente a formamercadoria simples do produto do trabalho, e que, portanto, também o desenvolvimento da formamercadoria coincide com o desenvolvimento da forma de valor”.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a concepção de mercadoria trabalhada por Karl Marx.

( ) A mercadoria pode ser compreendida como coisa, pois tem uma objetividade inerente a sua existência como objeto do trabalho humano.

( ) O produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento.

( ) O caráter misterioso da forma-mercadoria consiste no fato de ela refletir às pessoas os caracteres sociais do seu próprio trabalho.

( ) O caráter fetichista da mercadoria expressa formas subjetivas criadas por produtores que retratam suas ideologias como princípios universais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

“Um dos objetos de estudo cada vez mais frequente é o da ação coletiva e suas diversas formas de expressão e visibilidade: desde os rituais de iniciação e rixas intertribais, passando por revoltas camponesas e banditismo social, levantamentos por carestia alimentar ou exceção de impostos, conflitos sociais por razões salariais e outras podendo desembocar em protestos, greves e manifestações, mobilizações contra guerra e pela paz, pela defesa do meio ambiente ou movimentos étnicos, religiosos, nomeadamente os de cariz profético ou messiânico. Porém, a questão que surge como mais relevante consiste em saber como é que surgem tais ações coletivas; ou seja, quais as precondições necessárias, quais as fases pelas quais uma determinada entidade social (etnia, classe, grupo profissional ou movimento interclassista como o feminista ou ambiental) forja uma identidade e consciência (inter) grupal capaz de encontrar uma plataforma comum de objetivos e despoletar uma ação coletiva”.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis