Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:

I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.

É correto o que se afirma em

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 88.

O texto retrata o conceito de espaço como

“Os processos espaciais são as forças através das quais o movimento de transformação da estrutura social, o processo, se efetiva espacialmente, refazendo a espacialidade da sociedade. (...) trata-se de uma expressão empregada por geógrafos para tentar dar conta do que ocorre no espaço ao longo do tempo”.

Fonte: CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 1999. pp. 36 e 37.

Considerando os processos espaciais na cidade, é correto afirmar que

“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?

Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.

Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física – Ensino Médio, NÃO apontam como competência e habilidade

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis