Questões Concurso SEAP/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAP/PR

Sobre a tuberculose, considere as afirmativas abaixo.

 I. Não há evidências de que, em áreas de elevada prevalência da co-infecção TB/HIV, a presença de tosse por mais de três semanas, apesar da existência de repetidas baciloscopias negativas, associada a dor torácica, linfadenomegalia cervical e, inclusive, a ausência de expectoração e a ocorrência de dispnéia sejam mais compatíveis com TB do que com pneumonias comunitárias.

II. O exame histopatológico não está indicado em todo derrame pleural exsudativo que permanece com etiologia desconhecida, pois estima-se que o diagnóstico de TB se confirme em apenas 10% dos casos na primeira biópsia.

III. A dosagem da enzima adenosina deaminase (ADA) é o mais importante, considerando sua fácil execução, baixo custo e o rendimento diagnóstico. A grande maioria dos estudos comprovou sua utilidade e recomenda seu uso na rotina de investigação da TB pleural, mesmo em imunodeprimidos (HIV e diabetes), especialmente em áreas de alta prevalência da doença.

IV. A ADA é produzida por linfócitos e monócitos e se eleva quando estes estão ativados. O diagnóstico diferencial com tuberculose necessariamente inclui o empiema, os linfomas, a artrite reumatóide e, raramente, o adenocarcinoma.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Em relação à tuberculose, considere as afirmativas a seguir.

I. O rendimento da baciloscopia é de 50% a 80% dos casos de TB pulmonar, de acordo com a prevalência local e com os cuidados metodológicos empregados na manipulação das amostras respiratórias.

II. Existem disponíveis vários meios de cultura para as micobactérias. O mais utilizado no Brasil e aprovado pela Organização Mundial da Saúde é o de Löwenstein-Jensen (LJ), um meio sólido à base de ovo.

III. Existem várias técnicas sorológicas para o diagnóstico de TB: hemaglutinação, aglutinação em látex, fluorescência indireta, radioimunoensaio e imunofluorescência.

IV. Tuberculose Pós-primária não é a forma mais comum de adoecimento entre os adultos e adolescentes.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

De acordo com a Portaria 399/gm/2006, considere as afirmativas seguintes.

I. As três dimensões do pacto pela Saúde 2006 são: pacto pela vida, pacto de gestão e pacto em defesa do SUS.

 II. O processo de articulação entre os gestores, nos diferentes níveis do sistema, ocorre, preferencialmente, em três colegiados de negociação: a comissão intergestores tripartite, comissão intergestores bipartite e comissão intergestores municipais, que pactuarão sobre a organização, direção e gestão da saúde.

III. A participação social no SUS é um principio doutrinário e está assegurado na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e 8142/90), embora não seja parte fundamental do Pacto pela Saúde 2006.

IV. O repasse fundo a fundo é uma modalidade preferencial de transferência de recursos entre os gestores no financiamento do Sistema Único de Saúde.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Segundo Weber, na localização industrial atuam os fatores aglomerativo e desaglomerativo que são capazes de explicar a concentração e a dispersão da indústria em certa região. Estes fatores atuam da seguinte forma:

Na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), a função principal da câmara de compensação é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis