Questões Concurso SEAD-AP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAD-AP

A tecnologia de código de barras de DNA é uma nova forma de reconhecimento molecular que utiliza fragmentos de DNA padrão para a identificação de espécies. Essa tecnologia pode contribuir, por exemplo, para rastrear e identificar a origem de amostras de maconha apreendidas pela polícia. Atualmente, os cientistas buscam sequências de genes adequados para a identificação de espécies de plantas, entre eles, os genes localizados no DNA cloroplástico (cpDNA).
Com relação ao cpDNA, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cada cloroplasto possui várias cópias do cpDNA e existem vários cloroplastos por célula, o que disponibiliza grande quantidade de material para sequenciamento. ( ) Os genes presentes nas moléculas de cpDNA têm, na maioria das plantas, herança uniparental. Nessas espécies, uma característica decorrente de mutação nos genes de cpDNA será determinada apenas pelo progenitor materno. ( ) Assim como o mtDNA (DNA mitocondrial), o cpDNA é circular e está localizado no espaço intermembrana, aderido às cristas.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 1011378 - Farmácia, Análises Clínicas, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Farmacêutico Bioquímico

Quando presente na urina, a seguinte substância pode ser um preditor precoce de dano renal associado com diabetes mellitus tipo I: 

#Questão 1011379 - Farmácia, Farmacologia, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Farmacêutico Bioquímico

A inflamação envolve uma variedade de mediadores celulares e bioquímicos.
Os seguintes elementos podem aumentar no período de 72 horas após uma infecção inicial: 

#Questão 1011381 - Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Farmacêutico Bioquímico

O conceito de Perigo pode ser definido como 

“As armas biológicas, ao lado dos venenos químicos como gás mostarda e o sarin, constituem um grupo de ameaças de origem bioquímica que inclui as toxinas e os agentes de doenças graves. (...) Como exemplos podem ser citadas as toxinas botulínica e tetânica e os agentes de infecções, como os causadores do antraz, da varíola, da peste, do botulismo e de algumas formas de febre hemorrágica. Esses agentes de infecções e produtos biológicos são classificados internacionalmente como grupo A, ou seja, de maior gravidade e maior risco de utilização em atividades ilícitas.”
(Adaptado de: https://doi.org/10.1590/S0104-597020130005000016)
Os agentes etiológicos do antraz, da varíola, da peste e do botulismo são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis