Questões Concurso SEAD-AP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAD-AP

#Questão 1058592 - Química, Química Orgânica, FGV, 2022, SEAD-AP, Auxiliar Técnico Pericial - Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia

A morfina (estrutura representada a seguir) e substâncias análogas a ela possuem atividade biológica diferente de outros alucinógenos pelo fato de também serem dotadas de efeitos narcóticos. Entende-se que, do ponto de vista estrutural, isso se deva à combinação de uma série de fatores como: (i) um anel aromático; (ii) um átomo de carbono quaternário; (iii) um grupo CH2 – CH2 preso a um nitrogênio terciário.
Imagem associada para resolução da questão


Na estrutura apresentada os números de 1 a 5 indicam alguns dos carbonos presentes na molécula da morfina. Aquele que indica o fator descrito em (ii) é o

#Questão 1058593 - Química, Química Orgânica, FGV, 2022, SEAD-AP, Papiloscopista - Edital nº 1

As propriedades físico-químicas de uma substância dependem não só da sua composição atômica, como também da distribuição desses átomos na molécula. Observe a tabela a seguir contendo quatro compostos orgânicos e seus respectivos pontos de ebulição.
Composto                    Ponto de Ebulição (ºC)
Butanal                                     76,0
Butan-2-ona                             80,0
Butan-1-ol                              117,0
Ácido propanóico                  141,0

O fato que justifica o ácido propanoico possuir maior ponto de ebulição que os demais é

Tanto as equações químicas quanto as fórmulas dos diferentes compostos apresentam um significado quantitativo. A análise elementar de um composto químico de fórmula X2O revelou que em 2,9 g dessa substância pura há 2,7 g do elemento X.
O elemento X é o 

Observe o gráfico a seguir, que apresenta a variação de entalpia (?H) para algumas reações de combustão:

Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados apresentados, analise as afirmações:
I. Os valores de ?H1 e ?H2 indicam processos exotérmicos.
II. A energia envolvida na combustão parcial de 1 mol de metano é 890 kJ.
III. A combustão de 5 mols de monóxido de carbono (CO) libera 1415 kJ.

Está correto apenas o que se afirma em

Atenção: a Tabela abaixo deve ser usada como apoio para responder a questão específica de Química.








A osmose reversa é um processo bastante utilizado para remoção de sal da água do mar. Em grandes instalações como, por exemplo, a do Golfo Pérsico, uma alta pressão é aplicada à água salobra contendo 35.000 ppm de sal. Nesse processo, uma membrana semipermeável retém uma grande quantidade do sal, fazendo com que a concentração salina na água diminua para 400 ppm e seja classificada como potável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
No processo de osmose reversa de 500 kg dessa água salobra, a massa de sal, em kg, retida pela membrana é, aproximadamente igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis