Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Lactente com 5 meses de vida, sexo feminino, previamente hígida, foi atendida na unidade de pronto-socorro pediátrica, febril, toxêmica e apresentando lesões cutâneas de rápida evolução. A história pregressa fazia referência a vacina contra hepatite há 12 dias, sendo que pouco tempo após passou a ter febre e a mãe percebeu lesão na região glútea, que se iniciou como vesícula, evoluiu para bolha e ulceração local com conteúdo necrótico. Diagnosticou-se furunculose em uma Unidade de Pronto Atendimento, sendo medicada com penicilina benzatina. Como não se observou melhora, foi encaminhada ao hospital de referência, onde recebeu cuidados tópicos e oxacilina venosa, porém sem melhora. Ao exame dermatológico de entrada, constatou-se a presença de seis lesões, em diferentes estágios de evolução, de localização perianal, perineal, glútea e na dobra inguinocrural. As lesões referidas como iniciais apresentavam aspecto de ulceração com necrose central, borda elevada edematosa e eritematosa. Foi diagnosticado ectima gangrenoso. O agente etiológico mais comum é:

“Chikungunya em dialeto da Tanzânia, significa “dobrar-se de dor”. Pelo nome já é possível imaginar o tamanho da dor articular que o vírus provoca nas pessoas infectadas. Apesar de ser uma doença autolimitada, que dura entre sete e dez dias, em alguns casos a dor nas articulações permanece por meses. A febre normalmente mais baixa que a infecção pela dengue e a forte dor articular são alguns dos sintomas desse vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, o chikungunya também pode provocar hepatopatia, linfadenomegalias e erupções na pele. Pela dificuldade de identificar de imediato qual vírus está atacando a pessoa, os médicos também proíbem o uso de AAS, pelo risco de hemorragias.” (ultimosegundo.ig.com.br). O período de viremia no ser humano, pelo vírus da chikungunya, dura cerca de:

Na forma aguda do kernicterus neonatal, na fase 3, após a primeira semana do nascimento, uma alteração clínica característica é:

A síndrome de Hurler é a forma mais grave de mucopolissacaridose tipo 1 (MPS1), uma doença de armazenamento lisossomal, rara, caracterizada por deformações esqueléticas e atraso no desenvolvimento motor e intelectual. Dentre os achados clínicos característicos de pacientes com essa síndrome, pode-se citar:

Quanto à hipoglicemia, distúrbio metabólico frequente no período neonatal, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis