Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

As doenças causadas por atividades recreativas em ambiente aquático ocorrem por germes deglutidos ou aspirados, contaminantes das piscinas, banheiras de hidromassagem, parques aquáticos, áreas de lazer aquáticas, fontes interativas, lagos, rios ou oceanos . As doenças provocadas pela água também podem ser causadas por produtos químicos em contaminação direta ou evaporação, causando problemas na qualidade do ambiente. A contaminação da água envolve uma grande variedade de infecções. A doença mais comum provocada pela atividade recreativa em ambientes aquáticos é a diarreia, sendo um dos principais agentes causadores:

Paciente apresentando quadro de febre, cefaleia, mialgia, vômitos e astenia. História epidemiológica de ter viajado para a região Norte alguns dias antes do início dos sintomas. Exames sorológicos positivos para febre amarela. Apresentou evolução para quadro de iciterícia e oligúria. Nessa fase da doença, ao exame físico, o sinal característico é:

Um lactente do sexo masculino, com 9 meses de idade, apresenta choro inconsolável e febre há 12 horas. Sua mãe informa ao pediatra do pronto-socorro que ele é um bebê saudável. Iniciou quadro clínico com tosse e coriza hialina. Desde então, continuou a apresentar febre, apesar da utilização apropriada de antitérmicos. Ao longo do dia, a criança chorou inconsoladamente. A história médica passada não é digna de nota. Não ocorreram anormalidades ao nascimento e os marcos de desenvolvimento foram apropriados. Não há relato de hospitalizações anteriores. No seu exame, a temperatura é de 39°C, a frequência cardíaca é 156, a pressão arterial é 95/47 e a frequência respiratória de 28 irpm. A criança parece irritável e desconfortável. Exame pulmonar e cardiovascular são normais. Não há erupções cutâneas. Apresenta fontanela anterior abaulada. Quando se flexiona o pescoço da criança, ela choraminga e flexiona os quadris e os joelhos. A punção lombar revelou glicose 20 mg/dL, proteína 170 mg/dL e celularidade com 360 de polimorfonucleares/mL (90% PMNs). Após a obtenção de culturas apropriadas, o regime antibiótico parenteral empírico mais adequado é:

Paciente de 5 anos de idade, portador de anemia falciforme, procurou o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais(CRIE) para imunização e deverá ser vacinado com os seguintes imunobiológicos:

A lesão pulmonar aguda relacionada com transfusão (TRALI) consiste em uma reação transfusional aguda que se apresenta com angústia respiratória e hipoxemia. A TRALI é hoje considerada como a principal causa de fatalidade relacionada à transfusão.

Para os casos suspeitos de TRALI, deve-se investigar, no doador:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis