Questões Concurso Prefeitura de Uruguaiana - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Uruguaiana - RS

#Questão 507721 - Geografia, Teoria em Geografia, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Uruguaiana - RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Discípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza.

A que autor se refere o trecho acima?

#Questão 507723 - Geografia, Teoria em Geografia, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Uruguaiana - RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Em Geografia: pequena história crítica, Antonio Carlos Moraes (1981) aponta duas vertentes no movimento de renovação do pensamento geográfico: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica.

Estão dentre as ideias criticadas pela Geografia Crítica, EXCETO:

A Lei nº 9.475 de 1997 dá uma nova redação ao artigo 33 da LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) que estabelece as diretrizes do ensino religioso na Educação Básica. De acordo com o proposto pela legislação vigente, a respeito do Ensino Religioso, é INCORRETO afirmar que:

Segundo as considerações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, marcando C, se corretas, ou E, se erradas.

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade.

( ) As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação, objetivando, assim, a promoção ou a classificação das crianças de 0 a 5 anos de idade.

( ) A proposta pedagógica, na transição para o Ensino Fundamental, deve prever formas para, além de garantir a continuidade do processo de aprendizagem das crianças, respeitar as especificidades etárias, antecipando os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

( ) A frequência na Educação Infantil não é prérequisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Fávero afirma que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais e usa, indistintamente, os dois termos. A Constituição atual, no entanto, não usa o termo Educação Especial, mas apenas atendimento educacional especializado. Dessa forma, para que a LDBEN não seja considerada incompatível com a Constituição, é preciso entender-se Educação especial como a que oferece

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis