Questões Concurso Prefeitura de Timóteo - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Timóteo - MG

Considerando o que recomendam a LDBEN nº 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma escola pretende atualizar o projeto político pedagógico e incorporar ao currículo novas propostas pedagógicas. Ela está localizada em um bairro industrial e é frequentada por crianças de várias nacionalidades.

Considere esse contexto e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a organização de currículos, com base nas recomendações da LDBEN e da BNCC.


( ) A aplicação do conhecimento na vida real, o valor do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem são quesitos a observar.

( ) Em todas as etapas da Educação Básica os currículos devem ter base nacional comum e uma parte diversificada, que será definida pelos conselhos de classe das escolas.

( ) O conhecimento curricular deverá ser contextualizado pela realidade global, histórica, econômica e individual da escola e do seu alunado.

( ) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.

( ) A parte diversificada do currículo, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à BNCC e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

Oliveira e Guimarães (2013) consideram que o coordenador pedagógico tem uma função de destaque na escola, que consiste na formação dos professores em serviço.


Nesse sentido, é correto afirmar que, para desempenhar de forma eficiente essa função, o coordenador pedagógico precisa 

A prática mediadora do orientador educacional consistiu, por muitas vezes, em muitas escolas, na dispensa do status científico às demandas no cotidiano do trabalho. Eram comuns as expressões sobre alunos: “problemas neurológicos, déficit de atenção, hiperatividade”, bem como condutas como a “síndrome do encaminhamento”, para dar um jeito no aluno, e a do “chamamento” aos pais para dizer que o filho tinha problema. (VASCONCELLOS, 2002).

Avalie as afirmações sobre o status científico a ser prestado pelo orientador educacional às atuais demandas no cotidiano do seu trabalho.


I - Assumir, na escola, a função de coordenador de disciplina para resolver os conflitos entre professores e alunos.

II - Relatar aos profissionais da escola sobre as vantagens de uma orientação autocentrada no desenvolvimento do trabalho.

III - Ampliar os canais de expressão dos alunos sobre a vida na escola, da sala de aula ao relacionamento com a comunidade.

IV - Buscar a rede de relações que envolve as ocorrências na escola e fazer emergir seus elementos para decisões fundadas em um paradigma de enfrentamento.


Está correto apenas o que se afirma em

A figura 01 representa um recorte no estudo de Blight (2000) sobre a correlação entre metodologias de aprendizagem e frequência cardíaca.


Imagem associada para resolução da questão


Avalie as afirmações sobre essa correlação.

I - Observa-se uma redução na frequência cardíaca dos alunos na aula, com o passar do tempo.

II - Nota-se o aumento na frequência cardíaca no uso de métodos ativos ou interativos de aprendizagem.

III - Percebe-se uma redução na frequência cardíaca quando os alunos são convidados a debater e a discutir o assunto da aula.

IV - Constata-se que, quando os alunos são convidados a realizar ou acompanhar a leitura de um texto durante a aula, os batimentos cardíacos caem.


Está correto apenas o que se afirma em

Dalben (in VEIGA, 2013) reforça a necessidade da escola assumir uma metodologia que ensine as pessoas a pensar, em nova relação com o conhecimento, como a da proposta didática por meio da resolução de problemas. Apresenta passos com orientações específicas para organizar um processo de ensino por meio dessa proposta.

Associe corretamente cada passo à respectiva orientação que o caracteriza.


PASSOS

1 - Problematização

2 - Organização da ação

3 - Indução pedagógica

4 - Levantamento de possibilidades de respostas


ORIENTAÇÕES

( ) Construção de recortes e definição dos termos interessantes para buscar informações que darão mais consistência ao conhecimento.

( ) Aprofundamento das possibilidades de conhecimento mediante um campo referencial de ideias, valores, conceitos e opiniões.

( ) Composição do contexto de discussão e articulação do trabalho: grupos, debates, objetivos, finalidades.

( ) Exploração das várias possibilidades de um conteúdo, dos seus significados, dos caminhos e das propostas de solução.


A sequência correta dessa associação é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis