Questões Concurso Prefeitura de Teresópolis - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Teresópolis - RJ

Assinale a alternativa em que há erro em relação à norma culta da língua.

"Quer ver a foca / Bater palminha?" (versos 5-6)

Assinale a alternativa em que a fala acima esteja corretamente transposta para o discurso indireto.

É possível entender a fala de Chico Bento no segundo quadrinho como dotada de ambigüidade. O pronome ele pode se referir tanto ao pai quanto ao boi. Para desfazer a ambigüidade, é necessário substituir o pronome por um termo que os diferencie. Assinale a alternativa em que estão identificados os termos que fariam referência ao pai e ao boi, respectivamente.

A forma usada por Chico Bento no segundo quadrinho corresponde à forma verbal está e aparece com alta freqüência na língua oral, sendo muitas vezes levada ao texto escrito, como marca de informalidade ou uso popular da língua.

Além de diferenciar com os alunos o contexto de uso das duas formas, o professor pode explicar o fenômeno do ponto de vista fonético.

Assinale a alternativa que identifique o fenômeno fonético da redução de está para tá.

No segundo quadrinho da tirinha, Chico Bento usa a forma mais no lugar da conjunção mas, o que caracteriza seu baixo grau de instrução.

Tomando como base a fala do Rio de Janeiro, em relação às formas mas e mais, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis