Questões Concurso Prefeitura de Tenório - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Tenório - PB

Fármaco indicado para a profilaxia da malária, em que a resistência à cloroquina não é relatada, para o tratamento da malária não complicada (causada por Plasmodium falciparum, P. malariae, P. ovale ou P. vivax), lúpus eritematoso discoide crônico, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide aguda e crônica, e vem sendo utilizado empiricamente para o tratamento da COVID-19 apesar de não haver nenhum estudo clínico que comprove a sua ação.

A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro (Shargel & Yu, 1999; WHO, 1999). Portanto, pode ser considerada como um indicativo da bioequivalência entre os medicamentos em estudo, sem, contudo, garanti-la. Fonte: Sílvia Storpirtis; Raquel Marcolongo; Fernanda S. Gasparotto; Crisálida M. Vilanova. A Equivalência Farmacêutica no Contexto da Intercambialidade entre Medicamentos Genéricos e de Referência: Bases Técnicas e Científicas. Infarma, v.16, nº 9-10, 2004.
Sobre equivalência farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Soluções orais injetáveis pela via intravenosa são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Soluções aquosas de administração oral, que apresentam o fármaco já dissolvido, são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Teste de equivalência farmacêutica implica na execução de testes físicos e físico-químicos comparativos entre o candidato a genérico e seu respectivo medicamento de referência, realizado por centro prestador de serviço em equivalência farmacêutica (EQFAR), devidamente habilitado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas – Anvisa).
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

A análise térmica abrange um grupo de técnicas, a partir das quais uma propriedade física de uma substância, e/ou seus produtos de reação, é medida em função do tempo ou da temperatura enquanto essa substância é submetida a uma programação controlada de temperatura e sob uma atmosfera especificada. Fonte: Storpirtis S, Gonçalves JE, Chiam C, Gai MN. Ciências Farmacêuticas - Biofarmacotécnica. Capítulo 4 Análise térmica aplicada a fármacos e medicamentos – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Sobre análise térmica, analise as sentenças abaixo.
I- A técnica de calorimetria exploratória diferencial é dependente de variações de energia. II- A análise térmica diferencial é uma técnica dependente da variação de massa. III- A técnica de termogravimetria é dependente de variação de massa. IV- A variação na razão de aquecimento utilizada nas diferentes análises térmicas não influenciam no resultado final.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

A quantificação de fármacos é extremamente importante no controle de qualidade de um produto farmacêutico. Diversas técnicas, que apresentam grau de especificidades diferentes, podem ser utilizadas para essa quantificação.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta técnica utilizada para quantificação de fármacos em uma forma farmacêutica.

A regulamentação da prescrição farmacêutica se dá pela Resolução N 586, de 29 de agosto de 2013, do Conselho Federal de Farmácia.
Sobre prescrição farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O farmacêutico não poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, mesmo que condicionado à existência de diagnóstico prévio e previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde. ( ) A prescrição farmacêutica poderá ser feita de forma oral no balcão da farmácia ou drogaria, desde que o paciente demonstre total capacidade de entendimento durante a conversa. ( ) É vedado ao farmacêutico prescrever sem a sua identificação ou a do paciente, de forma secreta, codificada, abreviada, ilegível ou assinar folhas de receituários em branco.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis