Questões Concurso Prefeitura de Taquari - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Taquari - RS

Homem, 52 anos, 1,92 de altura, chega no consultório referindo sudorese excessiva em mãos, roncos noturnos há 2 anos – incomodando sua companheira à noite – e impotência sexual com surgimento há alguns meses. A voz surda do paciente ressoa no consultório. Ao exame físico, há a observação de traços faciais grosseiros, macroglossia, protusão de mandíbula e sinal de tinel positivo em ambos os membros superiores. Observa-se pequena saída de líquido em mamas, bilateralmente. Sinais vitais estáveis. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações. Consoante ao exposto, qual seria o exame a fim de confirmar o diagnóstico mais provável? 

Considerando a Lei nº 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde”, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
( ) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
( ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será constituída majoritariamente por profissionais de saúde em relação ao conjunto dos demais segmentos.
( ) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Mulher, 73 anos, com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus procura a emergência por sonolência, desorientação, tontura e adinamia há 2 semanas. Sintomas iniciaram após seu cardiologista adicionar uma nova medicação anti-hipertensiva à sua prescrição, posto que a paciente estava com uma média de PA de 160 x 90 mmHg antes da consulta com o especialista. Na emergência, realizou-se os seguintes exames laboratoriais: Cr 0,8 mg/dL; K 4,3 mEq/L; Na 128 mEq/L; Glicose 124 mg/dL; Ur 28 mg/dL; Bicarbonato 26 mEq/L. Considerando o caso clínico descrito, qual seria o presumível medicamento adicionado à prescrição da paciente supracitada? (Cr = creatiinina; K = Potássio; Na = Sódio; Ur = Ureia). 

Mulher, 37 anos, chega em consultório com queixa de mialgia em região de panturrilhas, febre (38,4°C), calafrios, cefaleia e mialgia há 5 dias. Nega comorbidades prévias. Nega uso de medicações. Refere acidente automobilístico há 10 dias, com queda de automóvel em um riacho contaminado por dejetos domésticos e esgoto; porém, refere não ter se machucado nesse acidente, tendo sofrido apenas algumas escoriações em membros superiores e face, sendo liberada de um Pronto Atendimento no mesmo dia do ocorrido. Considerando os dados clínicos e epidemiológicos, qual seria a principal hipótese diagnóstica para o caso em questão?

Homem, 37 anos, com diagnóstico de RCU (Retocolite Ulcerativa), apresenta aumento persistente de fosfatase alcalina nos últimos exames laboratoriais. Não há alteração em exame físico do paciente, e demais exames laboratoriais não apresentam alterações significativas. Qual seria a principal hipótese diagnóstica para a elevação da fosfatase alcalina em paciente com RCU? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis