Questões Concurso Prefeitura de Sapé - PB

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Sapé - PB

#Questão 893078 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

O projeto político pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar. Sobre projeto político pedagógico marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um dos princípios regidos pela Lei 9394/96. ( ) O processo de elaboração do projeto pedagógico deve contemplar desafios tais quais a qualidade do ensino, a inovação na organização do trabalho pedagógico e sua gestão e, ainda, a manutenção das relações de poder existentes na escola. ( ) A reflexão sobre a função social da escola deve estar presente no projeto político pedagógico, por isso que o contexto social mais amplo deve ser discutido em primeiro plano, em detrimento do contexto local. ( ) Elaborar e executar o projeto pedagógico implica em avaliação externa da própria escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

#Questão 893079 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 893082 - Pedagogia, Políticas Educacionais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um conjunto de programas lançado em abril de 2007, visando à melhoria da educação em todas as suas etapas. Sobre o PDE é CORRETO afirmar:
I- O Fundeb incorporou a diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não apenas por etapa e modalidade da educação básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral passa a receber 45% a mais por aluno matriculado. II- O PDE promoveu alteração no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estabelecendo conexões entre avaliação, financiamento e gestão da educação. III- O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são programas integrantes do PDE. IV- O PDE iniciou com mais de 40 programas e em 2010 contava 130 programas distribuídos em diversas áreas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 893080 - Pedagogia, Avaliação Educacional, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

A avaliação Educacional em larga escala é utilizada no Brasil objetivando a melhoria da qualidade da educação, bem como do fluxo escolar. Sobre as avaliações em larga escala no Brasil, é CORRETO afirmar:
I- O SAEB, em 2019, utilizou dois tipos de instrumentos: testes cognitivos contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para todos os estudantes dos anos a serem avaliados; e questionários, impressos e eletrônicos a serem respondidos pelos Alunos, Professores, Diretores, Secretários Estaduais e Municipais de Educação. II- As provas do SAEB, em 2019, foram censitárias para todos os estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas. III- Ao aluno com deficiência é garantido o direito a provas em formato específico, à extensão de tempo para responder e à disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, desde que previamente solicitados e escolhidos. IV- O Enem tem como principal finalidade a avaliação da instituição escolar e, depois, a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio. V- As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, retenção e evasão, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 893083 - Pedagogia, Legislação da Educação, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

Atente à afirmação abaixo e responda o que se pede.
A questão da formação do professor de Língua Portuguesa foi redimensionada. Da concepção tecnicista, passou-se para uma concepção interativa da linguagem, seguindo-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, é pertinente afirmar-se que:
I- O ensino de Língua Portuguesa deve somar-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II- O direcionamento do trabalho com Língua Portuguesa requer um contínuo entre oralidade e escrita, cujos usos sociais devam conduzir os alunos a situações de interação nas diversas situações de comunicação. III- O eixo educação literária exerce uma estreita relação com o eixo leitura, predominando o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades de compreensão e interpretação de textos.
É CORRETO o que se afirma em:

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