Questões Concurso Prefeitura de São Paulo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Paulo - SP

Vinte comprimidos de fluoxetina foram encaminhados ao laboratório para a determinação de uniformidade de conteúdo. Utilizando os dados seguintes, calcule o peso médio e a variação máxima e mínima, respectivamente.

Os adjuvantes farmacotécnicos que devem ser utilizados na composição de uma fórmula farmacêutica, na forma de solução, que contém um fármaco, o qual se decompõe na presença de luz e íons metálicos, são, respectivamente:

Para muitos pacientes, o medicamento na forma líquida é preferível à sólida pela maior facilidade de deglutição e flexibilidade da administração de diferentes doses. Entretanto, certos fármacos apresentam sabor desagradável, o qual pode ser evitado quando o medicamento é administrado na forma de partículas

Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. No ano de 1685, veio a Recife um navio africano. Algumas semanas após o início da viagem, um dos tripulantes adoeceu de febre amarela e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais 7 aparentemente não haviam sido afetadas. As medidas de mortalidade pertinentes (coeficiente de mortalidade e de letalidade) foram, respectivamente, de:

A AIDS surgiu no cenário mundial como uma pandemia. Estima-se que existam 38 milhões de pessoas portadoras do vírus HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde notificou 310 000 casos de AIDS do início da década de 80 até dezembro de 2003 e 22 mil novos casos notificados naquele mesmo ano. A taxa de mortalidade no país vem se mostrando estável nos últimos anos (6,3 óbitos por AIDS para cada 100 mil habitantes), o que se atribui à política de distribuição de medicamentos antiretrovirais pelo Sistema Único de Saúde. Para o tratamento da infecção pelo HIV são usadas correntemente três classes de antiretrovirais: análogos nucleosídeos e nucleotídeos (NRTI's), inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's) e inibidores da protease (PI's). São inibidores de protease:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis