Questões Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

Para alguns autores, o processo de alfabetização é uma perspectiva transformadora, onde a criança constrói suas compreensões em relação à leitura e escrita através de hipóteses ligadas a sua realidade, fatores que norteiam suas condições para o mundo letrado, onde seu sistema de ideia só pode ser reproduzido através dos signos. Toda linguagem descreve a intenção de seu criador.

Fonte:http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/268/original/OS_SENTIDOS_DA_LINGUAGEM.pdf?1497483839

Nesse contexto, julgue os itens que segue:
I.A apropriação da escrita acontece desde o processo alfabético/ortográfico ao uso da língua escrita nas práticas sociais diversificadas.
II.Letramento é o processo de introdução e participação da escrita no contexto sociocultural.
III.O letramento acontece desde o nascimento do ser humano em seu contexto social a conquista da escrita.
IV.Cada indivíduo passa por grau de letramento, uns com mais sofisticação que outros, porém todos letrados.


Estão CORRETOS os itens: 

Um currículo por competências articula-se tendo como princípio que o aluno é o sujeito; portanto, que a aprendizagem é o centro do trabalho escolar e, consequentemente, que a práxis do professor tem como fim fazer aprender. Há décadas que nas escolas, nas instituições formadoras de professores, enfim, em todo o discurso de educadores e sobre educação a expressão aprender a aprender se transformou em um slogan e é lugar-comum.
Disponível em:http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/portals/18/arquivos/ curriculo_e_competencias_cr.pdf

Entretanto, para muitos teóricos, pouco foi feito de efetivo no dia a dia das escolas para que essa assertiva se tornasse realidade.
O que significa este aprender a aprender? Significa que a ação pedagógica deve ter como objetivo que os alunos desenvolvam as competências necessárias a uma

Para Piaget o conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer. Produzem estruturas mentais que, sendo orgânicas não estão, entretanto, programadas no genoma, mas aparecem como resultado das solicitações do meio ao organismo. A alteração organismo-meio ocorre através do que Piaget chama processo de:

Desde o seu texto introdutório, a BNCC apresenta a Educação Integral como proposta formativa de todos os segmentos escolares. De acordo com as premissas do documento, o desenvolvimento integral do estudante deve alicerçar-se no trabalho com as dez Competências Gerais para a Educação Básica.
Qual competência prevista na BNCC está relaciona a "Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários"?

Para a corrente psicológica interacionista-construtivista, sobretudo para autores como Piaget (1978) e Vygotsky (1988), o brincar pode ser definido como uma maneira de interpretar e assimilar o mundo. As crianças, durante os jogos e brincadeiras, estabelecem relações e representações, o que desencadeia o desenvolvimento de capacidades sociais, cognitivas e afetivas na medida em que elas "extrapolam" seu mundo habitual.
Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1415-69542019000100005

Nesse contexto, julgue os itens que segue:
I.Para Piaget, quando a criança brinca, ela assimila o mundo da sua maneira, não havendo compromisso com a realidade.
II.A interação com o objeto independe da natureza deste, sua função advém do significado e sentido atribuído pela criança através do simbolismo.
III.Inicialmente, o jogo se apresenta de maneira solitária, evoluindo para o estágio da representação de papéis, até chegar aos jogos de regras. O brinquedo e o ato de brincar, nesta perspectiva, constituem-se em vínculos importantes na construção do conhecimento.
IV.Piaget ainda sugere que a brincadeira livre, mesmo sendo não estruturada, possui regras que conduzem o comportamento das crianças em dados momentos.

Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis