Questões Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

A laringe é um curto canal que se encontra no pescoço adiante do esôfago. O comprimento no adulto é de 4 a 5 centímetros. Começa em cima na faringe e continua até embaixo pela traqueia.
Sobre a "Laringe e as Cordas Vocais", marque a alternativa INCORRETA. 

Considerando-se as "Bases para a Reeducação da Voz e da Fala", os Fonoaudiólogos podem trabalhar com elementos básicos para a aquisição de uma bela voz, tais sejam: relaxamento, respiração, ressonância, articulação, postura corporal e propriocepção.
Entre os "Exercícios iniciais para respiração", marque a alternativa com orientação INCORRETA.

Estudos teóricos já comprovaram que a comunicação antecede a linguagem, sendo que o desenvolvimento desta depende essencialmente do desenvolvimento dos processos comunicativos estabelecidos pela criança nos primeiros meses de vida.
Nessa perspectiva, analise as assertivas:
I.No período de oito aos doze meses surgem condutas comunicativas novas que revelam a intenção comunicativa da criança seja como procedimento de iniciar um comportamento comunicativo interativo ou de responder às tentativas do adulto.
II.Seja intencionalmente, ou motivada por alguma razão, a criança busca meios de comunicar algo a alguém, utilizando-se de recursos elementares para agir sobre o outro como, por exemplo, olhar alternado entre o adulto e o objeto, esticar o braço, alternar o olhar, e manipular o adulto: pegar sua mão e levar ao objeto.
III.Os componentes caracterizados por atos motores, olhares e gestos são, normalmente, acompanhados de vocalizações.
Sobre o "Desenvolvimento e aquisição de linguagem", marque a alternativa CORRETA.

O Fonoaudiólogo pode planejar as sessões de terapia com exercícios em níveis de prevenção e/ou intervenção precoce, para cuidar do paciente. Nessa vertente terapêutica, ele dispõe de "Exercícios Gerais para a Colocação da Voz", entre os quais, temos:
I-IA- IE- II- IO- IU (subindo e descendo) - (tornar voz aguda).
II-UA- UE- UI- UO- UU (subindo e descendo) - (tornar voz grave).
III-MI NI - MI NI - MI NI - MI NI (subindo) - (ressoante).
IV-UI-UI-UI-UI-UI-UI (desembutir a voz).
V-L-U-O-A - L-U-O-A - L-U-O-A - L-U-O-A (trazer a voz para os lábios).
Marque a alternativa com a série CORRETA. 

A sintomatologia da Paralisia Cerebral (PC) indica a persistência de reflexos primitivos demonstrados muitas vezes pelas reações exacerbadas, alterações nos planos de movimentos e da integridade do sistema sensorial acarretando disfunções alimentares de maior ou menor relevância no quadro clínico global do paciente. O sistema sensório-motor oral poderá se apresentar de diferentes formas dependendo do tipo da Paralisia Cerebelar (PC): PC Espástico, PC Atetoide, PC Atáxico. (...)
Fonte: (RIOS, Jacintho de Azevedo. Fonoaudiologia Hospitalar. Coleção CEFAC. S. Paulo. Cap. X. p. 100/1.)
Com base nos tipos da PC (Relação dos sintomas e o comportamento global da criança), analisando as características da "PC Atáxico", analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)Tônus bem aumentado.
(__)Padrão respiratório inconsistente.
(__)Tremores de movimento e déficits perceptuais.
(__)Coordenação e balanço pobres.
Marque a alternativa com a série CORRETA.

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