Questões Concurso Prefeitura de Renascença - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Renascença - PR

Ao final do século XVIII e início do século XIX, havia na Inglaterra um grande número de crianças que não tinha oportunidade de obter educação elementar. As despesas para isso eram muito grandes e também não havia professores qualificados em número suficiente. Desta forma, procurou-se solucionar a situação e foi Joseph Lancaster que criou um método chamado de ensino mútuo ou método lancaster que foi amplamente difundido em toda América, inclusive no Brasil. O ensino mútuo ou método Lancaster consistia em:
( ) O professor ensinar a lição a um grupo de meninos mais amadurecidos e inteligentes. ( ) O grande grupo de alunos dividia-se em pequenos grupos. ( ) Os alunos mais inteligentes ensinavam os colegas a partir do que o mestre havia ensinado. ( ) O professor trabalhava a partir de experiências e materiais manipuláveis.
Julgue as assertivas acima em (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta:

A gestão escolar historicamente foi influenciada por modelos predominantes nas fábricas nos últimos dois séculos. O contingente de trabalhadores (fabril e escolar) sofreu as mesmas influências e tiveram as mesmas consequências, impostas por esta nova organização, motivada pelo novo modo de produção. A influência das concepções predominantes na fábrica nos dois últimos séculos, é também observada na escola. Essa relação pode ser sentida, observando-se que há coincidência entre esses dois universos, tanto pela exploração do capital, quanto pelas péssimas condições de trabalho a que são submetidos, se estendendo aos profissionais da educação (Frigotto, 1984; Küenzer, 1985). Estas concepções de modelo fabril que influenciaram a sociedade e a organização da escola são: 

A Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI,1991) é um marco no movimento educacional brasileiro e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica propõe, segundo Saviani (1991), que a educação escolar identifique formas de saberes produzidos historicamente, compreendendo suas principais manifestações. Sobre a pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:

Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometidas com as questões concretas da docência. A didática materializa-se sob aspectos teóricos e práticos que investigam, refletem e recriam o processo de ensino aprendizagem em todas as etapas da educação básica, expressando a organização da escola, do ensino e da sociedade (VEIGA, 2012). Desta forma, essa disciplina e campo do conhecimento tem como objetivo na educação contemporânea:
I - Conceber e discutir com maior profundidade as relações sociopolíticas na educação. II - Comprometer-se com a democratização e socialização do saber sistematizado, especialmente para a libertação das classes e de ações dialéticas entre a escola e a sociedade. III - Organizar racionalmente o processo de ensino, isto é, no planejamento didático formal e na elaboração de materiais instrucionais. IV - Reforçar o conceito que a sala de aula é um espaço de vida coletiva, um espaço de relações para intensificação da aprendizagem. V - Expressar que a prática pedagógica se determina a partir da manutenção do status quo, que valoriza a reprodução das relações sociais vigentes.
A assertiva que contempla corretamente os objetivos da Didática na contemporaneidade é:

Ao longo da história da constituição do processo de ensino e aprendizagem temos a materialização de diferentes tendências pedagógicas na educação brasileira. Cada tendência apresenta uma concepção de ensino aprendizagem. Assinale a alternativa que indica a tendência pedagógica que apresenta ênfase na organização racional dos meios, visando à formação em massa de mão de obra com o máximo de eficiência e eficácia: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis