Questões Concurso Prefeitura de Potim - SP

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Potim - SP

#Questão 1049843 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica II - Ensino Fundamental - Ciências

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais, O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham desenvolvido algumas das seguintes capacidades:
I – compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;
II – identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científicotecnológicas;
III – formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
IV – saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
Marque a alternativa correta:  

#Questão 1049842 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica II - Ensino Fundamental - História

 Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – História, podemos afirmar:



I – O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. Os contornos e as definições que são dados a esses três conceitos orientam a concepção histórica, envolvida no ensino da disciplina. Assim, é importante que o professor distinga algumas dessas possíveis conceituações;


II – Os fatos históricos podem ser traduzidos, por exemplo, como sendo aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais, fatos esses apresentados de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos movimentos de que participaram;


III – O sujeito histórico pode ser entendido, por sua vez, como sendo os agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais. Podem ser, assim, todos aqueles que, localizados em contextos históricos, exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de lutas para transformações (ou permanências) mais amplas ou de situações mais cotidianas, que atuam em grupo ou isoladamente, e produzem para si ou para uma coletividade. Podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças, mulheres, religiosos, velhos, partidos políticos, etc.;


IV – Os diferentes conceitos — de fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico — refletem distintas concepções de História e de como ela é estruturada e constituída. Orientam, por exemplo, na definição dos fatos que serão investigados, os sujeitos que terão a voz e as noções de tempo histórico que serão trabalhadas;



Marque a alternativa correta:

#Questão 1052287 - Pedagogia, Legislação da Educação, REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº07 de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:

I – assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo;
II – assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas;
III – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;
IV – assumir um caráter processual, formativo e participativo, sem ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a reconhecer o dever do aluno e da família de discutir os resultados de avaliação, inclusive em instâncias superiores à escola, revendo procedimentos sempre que as reivindicações forem improcedentes.

Marque a alternativa correta:

#Questão 1052288 - Pedagogia, Educação Infantil, REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

Em sua perspectiva histórica a Educação Infantil passou a ser entendida como a junção das ações de educar e cuidar. Cuidar no sentido que as necessidades básicas das crianças sejam supridas de modo eficaz e, educar, porque deve ofertar a possibilidade de novas descobertas e aprendizados. Assim, pode-se afirmar que:

#Questão 1052289 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

A Psicomotricidade na Educação Infantil é entendida como uma prática de caráter pedagógica e psicológica que apresenta como epicentro a educação física como auxílio do desenvolvimento global da criança através dos movimentos, o que auxilia na prevenção de distúrbios da aprendizagem, possuindo como referência a utilização de ações psicomotoras que trabalham os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Diante desse contexto, marque a alternativa incorreta:  

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