Questões Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

Muitos procedimentos cirúrgicos começam com uma incisão. O instrumento básico para fazer incisões é o bisturi, composto por um cabo reutilizável e por uma lâmina afiada, esterilizada e descartável. A ponta de um cabo de bisturi está preparada para receber uma variedade de lâminas de diferentes formatos para ser inserido na abertura do cabo. Em cirurgia oral, o cabo mais comumente usado é associado a uma lâmina pequena e usada para fazer incisões em torno dos dentes e nos tecidos moles. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o número do cabo de bisturi e da lâmina mais comumente usados para a cirurgia intraoral.

Os resultados da avaliação do estado físico do paciente são classificados de acordo com alguns sistemas de classificação, mas, geralmente, o mais usado é o sistema classificatório da American Society of Anesthesiologists (ASA), importante para o cirurgião-dentista decidir se o tratamento requerido pode ser realizado no consultório odontológico de modo seguro e habitual. Assinale a alternativa que contém uma das classificações do estado físico, conforme a classificação ASA, de forma correta.

Acerca da avaliação do estado de saúde pré-operatório de interesse na odontologia, ao analisar a extensão do histórico médico, do exame físico e da avaliação laboratorial de pacientes que necessitam de cirurgia dentoalveolar ambulatorial, James Hupp e outros autores estabeleceram alguns critérios básicos. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:

I. Um histórico médico preciso é a informação mais útil que um clínico pode ter enquanto decide se um paciente pode passar por um tratamento dentário planejado de modo seguro.
II. O cirurgião-dentista deve estar preparado para prever como um problema médico pode alterar a resposta do paciente em relação aos agentes anestésicos planejados e à cirurgia.
III. Se o histórico for obtido com sucesso, o exame físico e a avaliação laboratorial de um paciente geralmente desempenham papéis secundários na avaliação pré-operatória.
IV. A entrevista para obter o histórico médico e o exame físico deve ser feita de acordo com cada paciente, levando em consideração os problemas clínicos, a idade, o nível de informação, as circunstâncias sociais, a complexidade do procedimento programado e os métodos anestésicos previstos.

Quais estão corretas? 

Do ponto de vista socioecológico, a cárie resulta de uma série de fatores que interferem no processo saúde-doença, sendo o mais importante deles o determinante social. É importante compreender que os fatores psicossociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais exercem importante influência no aparecimento da cárie. Nessa perspectiva, Selwitz et al. (2007) descreveram os diversos fatores determinantes para o desenvolvimento e a progressão da cárie. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta, dentre esses fatores determinantes, dois fatores do nível macrossocial.

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise os trechos abaixo:

I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de trabalho, afirma referenciais de normalidade, de certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia proposta pelo capital.

II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as demandas existentes, ou seja, de trabalhar no sentido da produção de novas demandas, criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores não é a quantidade de respostas bem-sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.

IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do tempo, o currículo, as relações e histórias que aproximam e distanciam escola e comunidade. A construção de narrativas abre espaço para a produção de conhecimento e aprofundamento teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do que se faz.

Quais estão corretos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis