Questões Concurso Prefeitura de Ponte Alta - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Ponte Alta - SC

Segundo a Política Nacional de Alfabetização, são fases do desenvolvimento da leitura e da escrita:
I. Pré-alfabética. II. Alfabética parcial. III. Alfabética completa. IV. Alfabética consolidada.

Estão CORRETOS:

#Questão 943699 - Pedagogia, Educação Infantil, OBJETIVA, 2023, Prefeitura de Ponte Alta - SC, Professor Anos Iniciais - 1º ano ao 5º ano

A compreensão do processo por meio do qual as crianças constroem o conceito de número possibilita aos professores tomar decisões didáticas de acordo com as necessidades e as características psicológicas dos seus alunos. O conceito de número deriva de operações lógicas, não se reduzindo apenas a uma delas. Em relação aos conceitos referidos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A _______________ é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento do pensamento, de forma que sua importância não se refere apenas à sua relação com o conceito de número, pois intervém na construção de todos os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. A ______________ tem como propriedades fundamentais a transitividade e a reciprocidade.

Segundo Becker, um processo de aprendizagem ativo precisa contar com a capacidade do professor:
I. No que tange ao conteúdo específico pelo qual é responsável.
II. Em criar relações transdisciplinares.
III. Em inventar, em permanente negociação com o grupo de alunos, ações apropriadas para que o aluno construa seu processo de aprendizagem.

Está(ão) CORRETO(S):

Criada pelo escritor e psicólogo Skinner, a teoria da aprendizagem em que as mudanças no comportamento são moldadas pelas consequências desse comportamento, dando lugar, desse modo, a comportamentos novos e mais complexos, é denominada: 

“A escola que frequentamos, baseia-se no modelo educacional ainda predominante no nosso país, o da educação homogênea. À primeira vista esta visão pode parecer justa, mas se refletirmos um pouco mais, lembrando de algumas situações vividas por nós mesmos durante a vida escolar, pode-se encontrar indícios de que a educação homogênea não atinge a todos de forma igual e equitativa. Ao contrário, lutamos o tempo todo para adaptarmo-nos a um modelo de aprendizagem que frequentemente não nos serve [...].” (Fonte: Lia Cavellucci - adaptado.)
O texto exposto ilustra uma preocupação contemporânea que tem mobilizado professores e gestores escolares de todo o país que almejam um ensino que sirva para todos. Essa preocupação está relacionada à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis