Questões Concurso Prefeitura de Pingo D`Água - MG

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Alguns conceitos fundamentais da educação libertadora se tornam suporte desta nova concepção do supervisor educacional. Qual o papel da supervisão educacional diante da situação de conscientização a partir da dúvida e do questionamento?

“O trabalho do supervisor educacional deve ser orientado pela concepção libertadora de educação; exige um compromisso muito amplo, não somente com a comunidade na qual se está trabalhando, mas consigo mesmo”. Trata-se de um compromisso político que induz a competência profissional e acaba por refletir na ação do educador, em sala de aula, às mudanças almejadas. Sendo assim, é CORRETO afirmar que a tarefa do supervisor não é fácil, pois:

É bastante recente, segundo Rangel (1985), a experiência brasileira de supervisão escolar desenvolvida como atividade profissional com características próprias e desempenhada por especialistas treinados. São características da função do profissional da supervisão:

De acordo com o IBGE, em 2019 o Censo Escolar registrou quase 28.800,000 alunos matriculados, regularmente, nas redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica no Brasil, no ensino Fundamental e médio. Os dados registraram também 8% de alunos reprovados, mais de 2 milhões de estudantes. Fica evidenciado que o fracasso dos estudantes marca a cultura escolar, e foi naturalizado ao longo da história da educação brasileira. As afirmações abaixo justificam o alto índice de reprovação nas escolas brasileiras, EXCETO:

O abandono escolar resulta de fatores intraescolares e de fatores externos. Mais de 600 mil estudantes deixaram as escolas em 2019, a maioria delas(es) no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre os fatores intraescolares pode-se citar como motivo para abandono escolar, EXCETO:

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